No dia do seu aniversário de 101 anos, o compromisso de Hafiza Abussafi Ennes, não era comer bolo e nem salgadinhos, e sim chegar no horário no Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito). A motorista mais antiga de Campo Grande renovou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), após passar pela junta médica, com possibilidade de dirigir até os 104 anos.
Hafiza conta que o aniversário foi no último dia 11 de julho, quando ela foi até a agência central fazer a renovação. “O médico fez os exames novamente, viu que eu não tenho multa e nem infração, e renovou por mais três anos. Ele me levou na sala de espera, falou que eu estava renovando a carteira com 101 anos e lá bateram palmas. O médico tirou fotos comigo também”, afirmou ao Jornal Midiamax.
A reportagem encontrou com a dona Hafiza na última sexta-feira (29). Na ocasião, ela estava na garagem de seu apartamento, saindo para uma consulta médica. “Entra no carro, me acompanha até o médico, que conversamos. Estou apressada”, disse, já saindo com seu veículo.
‘Vale a pena viver até os 100 anos ou mais’, questiona dona Hafiza
No caminho, contou a história sobre a renovação e, ao estacionar e caminhar com o andador, fez um questionamento: “Você acha que vale a pena viver até os 100 anos ou mais?”. Com a resposta positiva, ela emendou: “Pode ser que sim, mas, é muito trabalhoso”, brincou.
Neste mês de setembro, com a rotina apertada entre exames e consultas médicas, o seu filho optou por contratar uma motorista. Ele comentou prefere que ela não dirija, mas, também respeita a independência de sua mãe.
Motorista mais antiga de Campo Grande, diz Detran-MS



O Detran-MS confirmou a renovação da CNH, no último dia 11 de julho de 2025, ressaltando que Hafiza é a condutora mais antiga em exercício, na Capital sul-mato-grossense. Antes de completar 100 anos, ela concedeu extrevista exclusiva e sua história se tornou viral, em seguida, tornando-a destaque em reportagens nacionais.
No estado, existem mais idosos dirigindo, como é o caso do seu Ranulfo, morador de Camapuã, a 140 km de Campo Grande.
Confira as reportagens:
Hafiza renova CNH aos 99 anos e resolve tudo com seu carro em Campo Grande
Hafiza chega aos 100 anos com CNH renovada em Mato Grosso do Sul e revela o segredo
MS tem 302 motoristas 90+ e ‘centenária’ Hafiza é a mais antiga a renovar CNH em Campo Grande