É fake: Vídeo de aluna com faca na mão não é de escola em Campo Grande

Circula nas redes sociais um vídeo de uma briga dentro de sala de aula, com uma aluna portando uma faca. Ela retira o objeto da mochila para ameaçar uma colega. Moradores de Campo Grande (MS) compartilham o vídeo com a legenda de que seria em uma escola municipal da região do Jardim Flamboyan.
Entretanto, a Semed (Secretaria Municipal de Educação) esclarece que o vídeo que está circulando não se trata de nenhuma escola da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande.
“A referida ocorrência não aconteceu em nenhuma das unidades da Reme. Sendo assim, a pasta não registrou qualquer situação semelhante em nenhuma das escolas da rede municipal.
Reforçamos que a Semed acompanha de perto a segurança em suas unidades escolares”, diz a nota.
Registro aconteceu em Minas Gerais
Vídeo gravados no dia 13 de fevereiro por estudantes registram o momento em que uma aluna ameaça outra estudante com uma faca dentro de uma sala de aula na cidade de Matipó, em Minas Gerais, segundo a Record.
A Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais está investigando o caso e informou que a equipe escolar agiu rapidamente para conter a briga entre as alunas.
Não caia em fake News
Com o uso da internet, ainda é comum a dificuldade de distinguir a veracidade de registros nas redes sociais. Portanto, para evitar a disseminação de desinformação, é essencial tentar checar a origem dos registros que chegam, principalmente no WhatsApp.
Grupos de desinformação frequentemente usam informações verdadeiras fora do contexto. Desde a circulação de informações falsas sobre a covid-19, o Governo Federal divulgou dicas para evitar narrativas:
- Confira se a fonte é confiável;
- Verifique a data de publicação;
- Desconfie de narrativas apelativas e sensacionalistas;
- Pesquise os fatos e números citados;
- Desconfiou da veracidade? Não compartilhe.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.