Faltando menos de um mês para o fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2025, inúmeras dúvidas ainda surgem entre os contribuintes. Para auxiliar a população, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) realiza uma série de ações promovidas pelos cursos de Ciências Contábeis.
Em Campo Grande, na Cidade Universitária, os atendimentos ocorrem de forma online. O foco está em orientar pessoas com rendimentos anuais de até R$ 50 mil, microempreendedores e estudantes da própria Universidade.
Emanoel Lima, professor da Esan (Escola de Administração e Negócios) e coordenador do NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal), explica que a ação também contribui para o aprendizado dos acadêmicos.
“O projeto oferece a aplicação prática do conhecimento teórico adquirido em sala de aula, além de prestar um serviço de extensão direto à comunidade”, afirma.
Segundo o professor, muitos erros nas declarações ocorrem por falta de informação. “A maioria das pessoas que caem na popular ‘malha fina’ comete erros de preenchimento. Não se trata apenas de preencher e enviar: é preciso entender o que está sendo informado à Receita Federal. Por isso, quem não tem esse conhecimento precisa buscar auxílio”, alerta.
Entre os erros mais comuns estão o esquecimento de rendimentos recebidos ao longo do ano. Isso inclui gastos como aluguel ou aposentadoria de dependentes, além da omissão de vendas de imóveis e lucros com criptomoedas — que também devem ser declarados.
“Muitas vezes a pessoa recebe o informe de rendimentos da empresa, mas não sabe o que fazer com ele. Isso pode gerar multas”, explica Emanoel.
Como buscar atendimento?
Para esclarecer suas dúvidas quanto ao Imposto de Renda basta enviá-las por e-mail e aguardar até 48 horas. Além disso, os estudantes realizam a pesquisa com base na legislação vigente e, antes de enviar a resposta ao contribuinte, o conteúdo passa por revisão do professor responsável.
Além de Campo Grande, os atendimentos também ocorrem em outros câmpus, como Três Lagoas (por meio do e-mail: naf.cptl@ufms.br), com prazo de resposta de até 24 horas em dias úteis, ou no Shopping da cidade em 17 de maio. Já em Nova Andradina, estudantes do 5° a 7° semestre realizam visitas a instituições locais e oferecem atendimentos presenciais mediante triagem.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.