A SES (Secretaria Estadual de Saúde) divulgou, nesta quarta-feira (16), o balanço de doses contra a gripe aplicadas no drive-thru de Campo Grande. Cerca de 7,4 mil pessoas se vacinaram desde o início da campanha, com maior movimento aos fins de semana.
Os interessados têm até quinta-feira (17) para garantir a imunização, das 18h às 22h, no Quartel do Corpo de Bombeiros – Rua 14 de Julho, nº 1.502, Centro. A vacina contra a Influenza é destinada para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, entre outros.
De acordo com o levantamento, os maiores volumes de aplicação de abril foram registrados no dia 4, com 380 doses, dia 11, com 300 doses, e no dia 7, com 330 doses. Contudo, nos demais dias de semana, os atendimentos variaram entre 200 e 360 doses diárias.
Drive-thru
Além disso, a movimentação mais intensa foi registrada nos fins de semana, com mais de 1.000 doses aplicadas em cada sábado e domingo de funcionamento. O funcionamento em horário noturno permitiu uma alternativa aos moradores, principalmente para aqueles com dificuldades de deslocamento ou com horários restritos.
Portanto, a vacina contra a Influenza é a principal forma de prevenção contra complicações causadas pelo vírus da gripe, especialmente em pessoas mais vulneráveis. Logo, a SES reforça o alerta: com a chegada do outono e o aumento da circulação de vírus respiratórios, é fundamental que os públicos prioritários aproveitem os últimos dias para se proteger.
Sendo assim, a lista completa inclui:
- trabalhadores da Saúde;
- puérperas;
- professores dos ensinos básico e superior;
- povos indígenas;
- pessoas em situação de rua;
- profissionais das forças de segurança e de salvamento;
- profissionais das Forças Armadas;
- pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
- pessoas com deficiência permanente;
- caminhoneiros;
- trabalhadores dos Correios;
- trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
- trabalhadores portuários;
- funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.