O Carnaval começou e o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) repete neste ano uma iniciativa que atraiu muita gente no ano passado. Assim, o Camarote da Rodada chega à sua segunda edição para promover a conscientização entre motoristas e foliões no período de Carnaval.
Segundo a gerente de projetos e campanhas do Detran-MS, Glaucimara Hova, a ideia é privilegiar os foliões que não estarão ingerindo bebida alcoólica durante a festa.
Como vai funcionar
Para isso, uma estrutura está montada na Esplanada Ferroviária para reunir os “motoristas da rodada”.
No local, os condutores passarão por teste de bafômetro e, caso confirmada a não ingestão de álcool, vão poder usufruir de vários “mimos” no espaço “vip”.
Comida e bebidas sem álcool de graça, drinks não alcoólicos, atendimentos gratuitos como massagem relaxante, além de uma plataforma 360 graus para curtir a festa, estão entre as atrações do camarote.
“O espaço foi criado para promover um Carnaval com muita alegria e diversão, mas também com responsabilidade. Não há problema em beber, mas queremos estimular o consumo consciente, sem misturar bebida e direção”, detalha Glaucimara.
O local terá capacidade limitada de pessoas, mas atenderá o público de forma rotativa. O funcionamento do camarote ocorrerá entre 28 de fevereiro e 4 de março, das 19h às 22h. Em 2024, mais de 430 pessoas estiveram no local e o alcance da ação superou 5.700 pessoas.
400 policiais por noite

Coronel Emerson Almeida, comandante da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, explicou que haverá um reforço no policiamento em toda a área da Esplanada e da Praça do Papa, com um efetivo aproximado de 400 policiais por noite.
“Queremos garantir segurança para que os foliões possam se divertir com tranquilidade, especialmente considerando que esses locais concentram entre 10 a 20 mil pessoas. Por isso, tanto na Esplanada quanto nos demais pontos de apresentação dos blocos, o policiamento estará presente”, afirmou o Coronel.
Para facilitar o trânsito e evitar transtornos aos motoristas e foliões, a Agetran realizará interdições em diversos pontos da Capital durante todos os dias de Carnaval em Campo Grande. Serão bloqueados trechos estratégicos, como: a avenida Mato Grosso, entre 13 de Maio e Ernesto Geisel; o acesso à Esplanada, na Calógeras; o trecho que liga a Esplanada à avenida Antônio Maria Coelho; e a 14 de Julho, entre Antônio Maria Coelho e as vias próximas à Feira Central. Assim como as ruas transversais.
“Os foliões terão acesso por dois portões instalados na interseção da avenida Mato Grosso com a 13 de Maio, e outro na avenida Antônio Maria Coelho com a Calógeras. Aqueles que desejarem ir à Feira Central poderão utilizar a rua Rui Barbosa, que já está devidamente sinalizada pela Agetran”, explicou.
Os portões também servirão como ponto de embarque e desembarque para os foliões.
O que pode levar?
Para garantir à segurança, todos os objetos que possam ser utilizados como armas serão retidos pela segurança. Conforme a PM, isso inclui garrafas de vidro, gelos em barra e objetos cortantes.
“Itens como pedaços de madeira, metais, facas e armas de fogo estão proibidos. Quanto ao gelo, não proibimos o gelo em cubos, mas o gelo em barra continua vedado, justamente para evitar seu uso como arma. Bebidas acondicionadas em vidro também estão proibidas – os estabelecimentos, ambulantes, bares e blocos devem comercializar bebidas em copos plásticos ou latas de alumínio”, acrescentou o Coronel.
Sobre o horário de término da festa, Almeida explicou que, conforme decisão da Secretaria de Saúde – em conjunto com o Ministério Público, a Secretaria da Infância e a Prefeitura – o som será encerrado à meia-noite. “Para os foliões que desejarem permanecer na Esplanada após esse horário, o policiamento continuará ativo, garantindo a segurança de todos”, concluiu.
Confira a programação do Carnaval em Campo Grande:
27 de fevereiro (quinta-feira)
- Ensaios técnicos das escolas de samba – Praça do Papa, a partir das 19h.
28 de fevereiro (sexta-feira)
- Bloco Reggae – Esplanada Ferroviária, das 16h às 00h.
- Bloco Só Love – Rua General Melo, das 16h às 21h.
- Bloco Farofolia – Esplanada Ferroviária (Rua Doutor Temístocles), às 16 horas
- Por fim, Bloco Nada Sobre Nós Sem Nós – Teatro de Arena do Horto Florestal, das 16h às 21h.
01 de março (sábado)
- Bloco Reggae – Esplanada Ferroviária, das 15h às 00h.
- Bloco Cordão Valú – Esplanada Ferroviária, das 15h às 00h.
- Bloco Ipa Lelê – Avenida Mato Grosso, das 16h às 00h.
02 de março (domingo)
- Bloco Capivara Blasé – Esplanada Ferroviária, das 14h às 00h.
03 de março (segunda-feira)
- Bloco Capivara Blasé – Esplanada Ferroviária, das 14h às 00h.
- Desfile das Escolas de Samba – Praça do Papa, das 19h às 00h.
04 de março (terça-feira)
- Bloco Cordão Valú – Esplanada Ferroviária, das 15h às 00h.
- Desfile das Escolas de Samba – Praça do Papa, das 19h às 00h.
05 de março (quarta-feira)
- Apuração das notas das Escolas de Samba – Armazém Cultural / Esplanada Ferroviária, a partir das 19h.
07 de março (sexta-feira)
- Premiação do Desfile das Escolas de Samba – Armazém Cultural / Esplanada Ferroviária, a partir das 19h.
08 de março (sábado)
- Por fim, no último dia de festa haverá o Bloco Forrozeiros, na Esplanada Ferroviária, das 18h às 22h.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.