Pular para o conteúdo
Cotidiano

Desembargador Odemilson Fassa assume a Conselho de Supervisão dos Juizados

Fassa esteva à frente da Escola Judicial de Mato Grosso do Sul
Diego Alves -
Desembargador Odemilson Fassa (Divulgação)

Desembargador Odemilson Roberto Castro Fassa assumiu a presidência do Conselho de Supervisão dos Juizados para o biênio 2025/2026. A designação foi publicada no Diário da Justiça desta quinta-feira (06). Fassa esteva à frente da Ejud-MS (Escola Judicial de ) como diretor-geral.

O CSJE trata-se de órgão consultivo e de planejamento superior que supervisiona os atos e sistemas dos Juizados do Estado, que possui um total de 73 varas. O principal objetivo do Conselho de Supervisão é dar eficácia e efetividade cada vez mais à atuação dos juizados, pois exerce um papel primordial para que não haja o da Justiça Comum.

“Vamos procurar atacar os pontos de estrangulamento tanto nos juizados do interior quanto da capital, assim como nas turmas recursais, de modo a restabelecer o objetivo principal do juizado: agilidade, presteza e eficiência”, disse o desembargador.

Competência – De acordo com o art. 5º da Lei 1.071, de 11 de junho de 1990, ao Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais compete planejar, supervisionar e orientar, no plano administrativo, o funcionamento e as diretivas dos juizados, sujeito à aceitação posterior por parte do Conselho da Magistratura.

Também compete ao CSJE, dentre outras atribuições, propor a delimitação da competência territorial e em razão da matéria dos Juizados; aprovar formulários padronizados para os atos processuais que devam ser reduzidos a termo; expedir instruções para a execução das normas atinentes ao Sistema Estadual dos Juizados Especiais; e designar locais para a realização de audiências ou para a instalação de postos de atendimento do Juizado, fora de sua sede.

Outras atividades – Nos últimos dois anos, os Juizados Especiais de MS julgaram 147.211 processos em 2024, superando as metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em mais de 100%. Além disso, o projeto “Juizado em Ação nas Comunidades Tradicionais” levou serviços judiciários a regiões remotas, com cerca de 15.500 atendimentos realizados, incluindo a presença do Judiciário em comunidades indígenas e ações em aldeias isoladas.

Outra importante inovação foi a criação do Juizado Especial da Saúde, visando acelerar a resolução de demandas judiciais na área da saúde. O CSJE também promoveu ajustes nas competências dos Juizados Especiais da Fazenda Pública para melhor atender às necessidades da população.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prefeita sanciona lei que institui o Dia Municipal da Igreja Mundial do Poder de Deus

Comissão da Câmara aprova porte de arma para oficiais de justiça

Motociclista fica ferida em acidente na Avenida Gunter Hans

CCZ confirma 5º caso de morcego infectado com raiva em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

corpo encontrado onça

‘Deus me guiou certinho’: cunhado encontra corpo de caseiro morto por onça no Pantanal

Cardeais se reúnem no Vaticano para decidir sobre o Conclave

Onça que matou caseiro no Pantanal não será caçada: 'tem mais 4 delas'

Foragido com extensa ficha criminal, faccionado é preso pelo Dracco em operação

Últimas Notícias

Cotidiano

Plantão do Judiciário em MS recebe mais de 300 urgências no plantão de Páscoa e Tiradentes

No Tribunal de Justiça, foram distribuídos 13 processos durante o plantão

Mundo

Movimentos sociais lamentam morte do ‘papa dos pobres’

Em sua última mensagem, na Páscoa deste ano, Francisco ergueu sua voz contra a guerra e a miséria em Gaza

Trânsito

De três pontos na BR-267, um continua interditado e dois já foram liberados pela PRF

Três pontos ficaram interditados devido às chuvas nos últimos dias

Política

Executivo municipal veta Projeto de Lei do Plano de Aplicação de Recursos do FIS

Principal justificativa apresentada é a inviabilidade de atender às emendas parlamentares que seriam financiadas pelo Fundo de Investimentos Sociais, o que, segundo a prefeitura, poderia comprometer a continuidade e a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população