Defensoria em MS orienta sobre critérios para viagens de crianças e adolescentes
Confira os critérios para autorização de viagens de crianças e adolescentes
Diego Alves –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Defensoria em MS faz orientações sobre critérios para autorizações sobre viagens de crianças e adolescentes. Conforme a Defensoria, se não estiver acompanhado dos pais ou do responsável, a criança ou o adolescente só pode permanecer em hotéis ou estabelecimentos similares, mesmo os da cidade onde mora, se tiver autorização formal e por escrito dos pais ou de seu responsável, na qual a hospedagem seja abordada.
Para os casos de viagens, tanto nacionais quanto internacionais, veja as informações abaixo, retiradas da Coleção Meu Direito – um material elaborado pela Defensoria Pública Estadual, feito sob a coordenação da Escola Superior da Defensoria. Com revisão do Nudeca (Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), o material sobre Viagens de Crianças e Adolescentes baseia-se na Constituição Federal, no Código Civil e no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Critérios para viagens nacionais
A criança ou o adolescente deve obrigatoriamente apresentar um documento oficial com foto quando for viajar para qualquer localidade no Brasil. O adolescente com menos de 16 anos, se estiver desacompanhado ou acompanhado de um adulto que não for seu parente, também precisa de autorização escrita de pai e/ou mãe, ou de tutor ou guardião. A autorização por escrito não é obrigatória se a criança ou o adolescente estiver acompanhado de pai e/ou mãe, ou de tutor ou guardião, ou dos seguintes parentes adultos: avós, bisavós, irmãos, tios ou sobrinhos. Também não cabe autorização se a criança ou adolescente viajar na mesma região administrativa de onde mora, dentro do mesmo Estado. E a partir de 16 anos, o adolescente pode viajar sozinho, mesmo sem autorização. Nos casos em que a autorização é obrigatória, a ou o responsável deve: elaborar um instrumento particular (clique aqui para acessar um modelo), em duas vias originais e com firma reconhecida, na qual indique o prazo de validade; ou elaborar um instrumento público, lavrado em cartório.
Critérios para viagens internacionais
Na hora de embarcar em um voo internacional, a criança ou o adolescente deve obrigatoriamente apresentar um documento oficial com foto. O ideal é que o documento seja o passaporte, porque é exigido pela maior parte dos países (exceção: Argentina, Paraguai e Uruguai). Como regra, crianças e adolescentes precisam de autorização para viajar para fora do Brasil. Ou seja, quando: viajarem desacompanhados; estiverem acompanhados por somente um dos pais; estiveram acompanhados por um adulto – que não for sua mãe nem seu pai, nem seu tutor, nem seu guardião. Se houver discordância dos pais sobre a autorização, deverá ser pedida judicialmente. E a autorização não será obrigatória quando a criança ou o adolescente estiver: com ambos os pais, ou com o tutor, ou com o guardião. Nos casos em que a autorização for obrigatória, a ou o responsável deve: elaborar um instrumento particular (clique aqui para acessar um modelo), em duas vias originais e com firma reconhecida, na qual indique o prazo de validade; ou elaborar um instrumento público, lavrado em cartório; ou deixar expresso no passaporte da criança ou do adolescente.
Notícias mais lidas agora
- Entregador que só trabalha vestido de Homem-Aranha revela ter largado carreira no Direito: ‘não gostava’
- Consórcio Guaicurus ameaça reajuste com número enganoso; 7 capitais aumentaram tarifa em 2025
- Patrola não quer indenizar família de motociclista que morreu em acidente com caminhão da ALS
- De volta à natureza: Tamanduá ‘Luizinho’ é solto após sobreviver aos incêndios no Pantanal
Últimas Notícias
MPMS gasta R$ 6,4 milhões com ar-condicionado após licitação ficar suspensa por cinco meses
Órgão preferiu utilizar gás mais nocivo ao meio ambiente
Pré-matrículas da Rede Estadual de MS encerram nesta quarta-feira; confira
A pré-matricula garante a reserva de vagas para ingresso em escolas estaduais de MS
Funcionários são presos após serem flagrados furtando 200 litros de diesel em Três Lagoas
O funcionário contou que retirava o combustível nos postos como medida de prevenção, caso o combustível acabasse, porém foi desmentido pelo gerente de manutenção da empresa
VÍDEO: Morador faz alerta após encontrar escorpião em gramado da Orla do Aeroporto
Vídeo mostra animal peçonhento na Avenida Duque de Caxias
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.