Pular para o conteúdo
Cotidiano

Dor de cabeça com vizinho? Saiba como denunciá-lo por importunação

Advogado explica como denunciar episódios de importunação entre vizinhos
Jennifer Ribeiro -
Lixo descartado em rua (Reprodução, Leitor Midiamax)

Moradores do bairro Vila Piratininga, em , denunciam um vizinho, de 56 anos, por importunação e ameaça. Conforme uma moradora, o homem constantemente descarta entulhos na rua, ameaça outros moradores e, na noite de quarta-feira (8), tentou atear fogo na casa de um idoso. À reportagem, vizinhos disseram que o homem afirma ter esquizofrenia.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Apesar do caso ser delicado e somar diversos episódios graves que precisam ser investigados, também traz luz a uma situação comum entre moradores campo-grandenses: indisposição e brigas entre vizinhos, seja por som alto ou acúmulo de lixo, por exemplo.

Então, o que fazer nestes casos? Como denunciar? A quem recorrer? Para esclarecer estes pontos, conversamos com o Marcus Vinícius de Jesus Silva Lopes, especialista em Direito Civil.

Procedimentos

Conforme o especialista, existem três medidas possíveis para casos como este. O primeiro é registrar o boletim de ocorrência.

“Toda vez que houver alguma importunação, ameaça ou dano ao patrimônio, como neste caso, em que o morador pichou o portão, a primeira coisa a se fazer é registrar o boletim de ocorrência. Tem diversos tipos penais que podem ser aplicados nestes casos. Então o correto seria que cada morador fizesse um boletim toda vez que isso acontecesse”, explica.

A segunda medida possível, conforme Marcus, é o morador entrar com uma ação cível. Dependendo da complexidade e do que for produzido de prova, o denunciante pode até dar entrada no Juizado Especial Central, solicitando uma ação típica de de perdas e danos morais.

“Nessa situação, os moradores poderiam cobrar qualquer dano que o vizinho tenha feito às casas. Essa perturbação de sossego pode configurar dano moral”, explica.

No entanto, o advogado ressalta que para ter direito a essa medida, é fundamental produzir provas fortes, como vídeos, fotos e áudios. “Quanto mais conteúdo probatório, quanto mais conteúdo de prova você tiver, melhor. Assim, o juiz pode condenar a pessoa à indenização”, pontua.

Solicitação ao Ministério Público

A última opção relaciona-se ao fato do morador alegar diagnóstico de esquizofrenia. Conforme o advogado, quando os vizinhos têm conhecimento de laudo médico que aponta qualquer transtorno mental do morador que causou um dano a residência alheia, a orientação é procurar o Ministério Público.

“O Ministério Público pode entrar com interdição ou internação. Cada caso é um caso. Mas eles vão garantir que essa pessoa seja tratada e faça uso dos remédios adequadamente. O MP tem legitimidade para fazer esse tipo de ação que força a pessoa a uma internação compulsória ou algo do tipo”, pontua.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Campo Grande para saber se a Semadur já foi acionada sobre os frequentes descartes de lixou, ou se equipe da SAS foi solicitada para averiguar as necessidades do morador.

Sobre o lixo, a Prefeitura respondeu em nota que o morador precisa ser flagrado no momento do ato. Neste caso, a orientação é que os moradores entrem em contato com a Guarda Civil Metropolitana pelo telefone 153.

Quando acionada, a Guarda conduzirá o caso à Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), onde as providências poderão ser tomadas. Sobre a possível intervenção da SAS, não houve apontamento.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Chefes de Polícia querem reduzir participação popular em conselho sobre políticas de Segurança

ronda

Regra da ANP exige visibilidade de preço ‘dia e noite’ em postos de combustíveis

UE passa a considerar 7 países ‘seguros’ e restringir asilo a seus cidadãos

câmara projetos salário projetos

Câmara vai debater proibição de crianças em situação de abandono em semáforos da Capital

Notícias mais lidas agora

Em 10 dias, três mulheres foram esfaqueadas por ex-companheiros em MS

Semana Santa: Quinta-feira é de celebração da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio

‘Boom’ imobiliário transforma Inocência em canteiro de obras e aluguel chega a R$ 15 mil

Caso Guarujá: Jovem morre 102 dias depois de contrair virose na praia

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndios impactam e produção de cana-de-açúcar fica em 676,96 milhões de toneladas na safra 2024/25

Na região Centro-Oeste, a 2ª maior região produtora do país, a colheita alcançou 145,3 milhões de toneladas

Polícia

Foragido, acusado de matar idoso espancado é preso vendendo drogas em Campo Grande

Idoso foi assassinado com golpes de barra de ferro

Brasil

Fábricas clandestinas de cosméticos são fechadas na Baixada Fluminense

Os fabricantes adulteravam embalagens, rótulos e conteúdo dos produtos comercializados

Famosos

Ator da Globo termina namoro por telefone após namorada fazer procedimento estético nas nádegas

Ex é 33 anos mais nova que o ator e está desolada pela forma como ele terminou o relacionamento