Interessados em aprimorar técnicas e habilidades na área agropecuária tem a sua disposição, 12 cursos disponibilizados pela Embrapa Cerrados, que tem sede em Brasília-DF, mas oferece os cursos na modalidade de educação a distância; com isso, há possibilidade de acesso por pessoas de qualquer parte do País.
Os cursos são oferecidos na plataforma de capacitações on-line da Embrapa, o e-Campo, de forma totalmente gratuita. Os cursos podem ser acessados a qualquer momento, pois são autoinstrucionais. As inscrições encontram-se abertas.
As áreas dos cursos ofertados incluem fruticultura tropical, na produção integrada e boas práticas agrícolas, na recuperação e renovação de pastagens degradadas e na produção integrada de borracha natural.
Na área de fruticultura, há opções de cursos para pessoas que querem se aprofundar em técnicas de produção de maracujá, abacate, goiaba, manga, pitayas e outras.
A Embrapa Cerrados começou a desenvolver e ofertar cursos na plataforma em 2021. Desde então, foram recebidas 17.458 inscrições de todos os estados do Brasil e de outros 20 países, com 5.635 conclusões (32,3%), conforme as estatísticas do e-Campo até janeiro deste ano.
Maioria do público é de estudantes
O público participante dos cursos da Embrapa Cerrados é predominantemente de estudantes (63,42%), mas também há produtores (11,23%), técnicos de assistência técnica e extensão rural (7,04%), professores (3,54%), entre outros. O nível de escolaridade vai do ensino fundamental (1,62%) até o pós-doutorado (0,99%), sendo o maior contingente de alunos com curso superior incompleto (30,63%).
A principal área de formação é a Agronomia (38,21%), mas há alunos com outras formações distintas: Ciências Agrárias (5,14%), Administração (4,01%), Biológicas (3,19%), Direito (2,02%) e Engenharias (1,56%). Os homens (60,57%) são maioria. Apenas 30,56% dos participantes têm vínculo empregatício e 24,51% se declaram agentes multiplicadores.
Lançada em 2017 pela Embrapa, a plataforma e-Campo conta atualmente com 171 capacitações ativas, a maioria gratuita é autoinstrucional. Até janeiro deste ano, os cursos haviam recebido mais de 1,3 milhão de inscrições de participantes do Brasil e de outros 102 países, com 441 mil concluintes. Conheça todas as capacitações on-line acessando o site do e-Campo.
Confira os cursos ofertados:
- Recuperação e Renovação de Pastagens Degradadas no Cerrado;
- Produção Integrada: Introdução à Produção Integrada (Módulo I);
- Produção Integrada: Gestão e Planejamento da Empresa Rural (Módulo II);
- Produção Integrada: Práticas Culturais do Maracujá (Módulo III);
- Minicurso Fruticultura Tropical: Avanços na propagação dos maracujás;
- Minicurso Fruticultura Tropical – Abacate: Instruções técnicas para cultivo comercial;
- Minicurso Fruticultura Tropical – Goiaba: Instruções técnicas para cultivo comercial;
- Minicurso Fruticultura Tropical – Manga: instruções técnicas para cultivo comercial;
- Minicurso Fruticultura Tropical – Mercado e comercialização de frutas frescas e processadas;
- Minicurso Fruticultura Tropical – Maracujás: cultivares, sistemas de produção e mercado;
- Minicurso Fruticultura Tropical – Pitayas: melhoramento genético e sistemas de produção;
- Produção Integrada de Borracha Natural (Seringueira – Fase Fazenda).
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!