Por meio de profissionais da Pediatria, crianças internadas no HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados) participaram de ação recreativa. A iniciativa reforça o ‘brincar’ como um direito fundamental da criança, mesmo em contextos hospitalares.
A ação aconteceu por ocasião do Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio. As atividades envolveram profissionais da Pediatria e residentes multiprofissionais, que percorreram os quartos das crianças ao som de cantigas infantis interativas.
Segundo os organizadores, cada criança, a seu modo, envolveu-se com a proposta. “Brincar é um direito fundamental da infância. A criança que está internada continua sendo criança e precisa brincar”, explica a pedagoga Laura Cyrineu Munhoz e Silva.
Além das atividades recreativas, as crianças foram presenteadas com brinquedos, acompanhados de orientações aos responsáveis sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil.
O HU-UFGD, gerido pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), conta com uma brinquedoteca que está em funcionamento desde 2020, a qual desenvolve atividades de lazer e aprendizado para as crianças internadas.
***
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.