Pular para o conteúdo
Cotidiano

Corumbá e Ladário serão ‘Cidades Intermediadoras’ com programa do Governo Federal

Programa do governo federal busca descentralizar o desenvolvimento urbano e reduzir a pressão sobre as capitais
Osvaldo Sato -
Corumbá e Ladário são cidades conurbadas (Foto: Márcio Carneiro, Prefeitura de Corumbá)

e , no , foram selecionadas como Cidades Intermediadoras dentro do programa do que busca descentralizar o desenvolvimento urbano e reduzir a pressão sobre as capitais.

A iniciativa, liderada pela Secretaria Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, faz parte da estratégia para fortalecer o crescimento econômico e social em regiões com potencial de conexão entre centros urbanos e áreas periféricas.

O programa, lançado em dezembro de 2024, tem como objetivo estimular a ativação em rede de cidades que desempenham papel estratégico na distribuição de bens e serviços públicos.

A ideia central é criar alternativas de desenvolvimento que fortaleçam os municípios intermediários, proporcionando melhores condições de trabalho, renda e infraestrutura urbana para sua população e regiões vizinhas.

As cidades de Corumbá e Ladário foram escolhidas pois possuem uma posição estratégica no Mato Grosso do Sul, atuando como elo entre diferentes polos produtivos e comerciais.

A região, além de fazer com a Bolívia, tem um histórico de influência econômica no estado devido ao seu potencial logístico e industrial, especialmente no transporte fluvial e na produção de commodities.

Segundo a SDR, a escolha foi baseada em estudos e análises que identificaram as cidades como pontos chave para impulsionar o desenvolvimento regional.

A presença de setores estratégicos, como o turismo, o comércio internacional e a indústria mineral, também pesou na decisão de incluí-las no programa.

A ideia é que Corumbá e Ladário funcionem como centros regionais de desenvolvimento, reduzindo a necessidade de migração para grandes centros urbanos e aumentando a autonomia econômica dessas localidades.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Centro-Oeste é prioridade do programa

A Região Centro-Oeste foi escolhida como uma das prioridades do programa, considerando seu forte desempenho na produção agropecuária e sua relevância na economia nacional. Além de Corumbá e Ladário, outras cidades em Mato Grosso e Goiás também foram selecionadas para integrarem a iniciativa. No total, 20 municípios de três estados serão beneficiados.

Em Goiás, 14 municípios da região imediata de Posse e Campos Belos participarão do programa, enquanto no Mato Grosso, a região de Cáceres foi escolhida, incluindo cinco cidades fronteiriças.

Com a implantação do programa, espera-se que haja uma melhoria significativa na infraestrutura urbana, na capacitação de mão de obra e na expansão do acesso a serviços essenciais. A expectativa é que os investimentos planejados ajudem a transformar Corumbá e Ladário em pontos de referência para desenvolvimento econômico e social na região, promovendo um crescimento mais equilibrado dentro do estado.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

catan deputado prefeito ms emendas

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Últimas Notícias

Esportes

Santos perde para o Internacional na Vila e segue na zona de rebaixamento

Com o resultado, o time paulista permanece na 17ª colocação do Brasileirão

Esportes

Flamengo vira aos 39 do segundo tempo contra o Bragantino e encosta no Cruzeiro

O resultado mantém o time rubro-negro firme na vice-liderança, com 33 pontos

Polícia

Choque recupera SUV de luxo que seria vendida por R$ 40 mil no Paraguai

A abordagem ocorreu nas imediações de um atacadista na região do bairro Santo Antônio, em Campo Grande

Cotidiano

MS tem mais de 4,6 mil monitorados por tornozeleira eletrônica

A medida ganhou destaque nacional após o ministro Alexandre de Moraes determinar o uso pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)