Pular para o conteúdo
Cotidiano

Corumbá e Ladário serão ‘Cidades Intermediadoras’ com programa do Governo Federal

Programa do governo federal busca descentralizar o desenvolvimento urbano e reduzir a pressão sobre as capitais
Osvaldo Sato -
Corumbá e Ladário são cidades conurbadas (Foto: Márcio Carneiro, Prefeitura de Corumbá)

e , no , foram selecionadas como Cidades Intermediadoras dentro do programa do que busca descentralizar o desenvolvimento urbano e reduzir a pressão sobre as capitais.

A iniciativa, liderada pela Secretaria Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, faz parte da estratégia para fortalecer o crescimento econômico e social em regiões com potencial de conexão entre centros urbanos e áreas periféricas.

O programa, lançado em dezembro de 2024, tem como objetivo estimular a ativação em rede de cidades que desempenham papel estratégico na distribuição de bens e serviços públicos.

A ideia central é criar alternativas de desenvolvimento que fortaleçam os municípios intermediários, proporcionando melhores condições de trabalho, renda e infraestrutura urbana para sua população e regiões vizinhas.

As cidades de Corumbá e Ladário foram escolhidas pois possuem uma posição estratégica no Mato Grosso do Sul, atuando como elo entre diferentes polos produtivos e comerciais.

A região, além de fazer com a Bolívia, tem um histórico de influência econômica no estado devido ao seu potencial logístico e industrial, especialmente no transporte fluvial e na produção de commodities.

Segundo a SDR, a escolha foi baseada em estudos e análises que identificaram as cidades como pontos chave para impulsionar o desenvolvimento regional.

A presença de setores estratégicos, como o turismo, o comércio internacional e a indústria mineral, também pesou na decisão de incluí-las no programa.

A ideia é que Corumbá e Ladário funcionem como centros regionais de desenvolvimento, reduzindo a necessidade de migração para grandes centros urbanos e aumentando a autonomia econômica dessas localidades.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Centro-Oeste é prioridade do programa

A Região Centro-Oeste foi escolhida como uma das prioridades do programa, considerando seu forte desempenho na produção agropecuária e sua relevância na economia nacional. Além de Corumbá e Ladário, outras cidades em Mato Grosso e Goiás também foram selecionadas para integrarem a iniciativa. No total, 20 municípios de três estados serão beneficiados.

Em Goiás, 14 municípios da região imediata de Posse e Campos Belos participarão do programa, enquanto no Mato Grosso, a região de Cáceres foi escolhida, incluindo cinco cidades fronteiriças.

Com a implantação do programa, espera-se que haja uma melhoria significativa na infraestrutura urbana, na capacitação de mão de obra e na expansão do acesso a serviços essenciais. A expectativa é que os investimentos planejados ajudem a transformar Corumbá e Ladário em pontos de referência para desenvolvimento econômico e social na região, promovendo um crescimento mais equilibrado dentro do estado.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo vence Juventude em primeira partida fora de casa pelo Brasileirão

mega-sena

Sem ganhador, Mega-Sena acumula prêmio de R$ 42 milhões para próximo sábado

Candidatos a promotor substituto do MPMS passam por prova psicotécnica em agosto

Brasil vence Alemanha e avança à semifinal da Liga das Nações de Vôlei Feminino

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

bolsonaro

“Pintou um clima”: Bolsonaro é condenado por fala sobre adolescentes venezuelanas

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Motorista morre após carreta carregada de areia cair em ribanceira na Serra da Arara

A queda foi de aproximadamente três metros de altura, em local de difícil acesso

Polícia

Dupla que amarrou e abandonou motorista de aplicativo para roubar carro é presa em Naviraí

Carro foi levado para o Paraguai

Polícia

Caminhão com placas de Campo Grande é apreendido com carga de haxixe e cocaína em SP

A prisão ocorreu durante ação conjunta da PMP de São Paulo com o Gaeco de MS

Política

Prestes a vigorar ‘tarifaço’, comitiva do Senado embarca rumo aos EUA para iniciar negociação

Nelsinho Trad, que lidera a delegação, afirmou que a missão tem caráter suprapartidário. Tereza Cristina compõe missão diplomática