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Cotidiano

Correios analisaram descontos de mais de 2 milhões de beneficiários do INSS

Atendimentos dos Correios começaram no dia 30 de maio
Aline Machado -
Atendimento para INSS nos Correios. (Foto: Helder Carvalho, arquivo Midiamax)

Em menos de dois meses, as agências dos Correios analisaram mais de 2 milhões de descontos nos benefícios de aposentados e pensionistas do (Instituto Nacional do Seguro Social).

As análises começaram no dia 30 de maio. O serviço continua em mais de 5 mil agências dos Correios, espalhadas em várias regiões do país, e atende, principalmente, beneficiários que têm dificuldades em seguir com atendimento por meio dos canais digitais do INSS.

Vale ressaltar que nenhum servidor do INSS ou empregado dos Correios está autorizado a realizar visita na casa de beneficiário para oferecer este serviço.

O atendimento é feito exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS ou pelo site da instituição, além da central de atendimento no 153, ou presencialmente, nas agências dos Correios.

Acordos e ressarcimentos

Desde o último dia 11, o iniciou a adesão de acordos de ressarcimento, diretamente nas contas bancárias dos beneficiados.

Conforme informações do INSS, cerca de 339 mil aposentados e pensionistas já aderiram ao acordo de ressarcimento. A previsão para o pagamento é 24 de julho.

O plano de ressarcimento está disponível aos beneficiários que fizeram a contestação dos descontos e não receberam retorno das entidades. Nesses casos, o sistema abre, automaticamente, a opção para adesão ao acordo de ressarcimento. A adesão é gratuita e dispensa o envio de documentos adicionais.

Como aceitar o acordo pelo aplicativo Meu INSS?

  • Acesse o aplicativo Meu INSS com CPF e senha;
  • Vá até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” em cada pedido (se houver mais de um);
  • Role a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”;
  • Clique em “Enviar” e pronto. Depois, é só aguardar o pagamento.

Para quem ainda pretende contestar descontos indevidos, os canais de atendimento seguem abertos. A previsão é de que continuem ativos até o dia 14 de novembro.

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