Pular para o conteúdo
Cotidiano

Coren-MS interdita atividades de enfermagem em Itaquiraí e Eldorado por falta de profissionais

Qualidade de atendimento estava comprometida por falta de profissionais
Schimene Weber -
Coren-MS (Foto: Arquivo, Midiamax)

O Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de ) interditou, nos municípios de e , as atividades de enfermagem por falta de profissionais da área.

A medida, respaldada pelas decisões 071/2024 e 072/2024, foi adotada em virtude da insuficiência de profissionais de enfermagem, o que comprometia a qualidade e segurança do atendimento à população e as condições de trabalho dos profissionais.

Unidades afetadas e requisitos para reabilitação

As unidades de saúde de Eldorado atingidas pela interdição foram o ESF Manoel Gomes, o Porto Morumbi e o Posto de Saúde Floresta Branca. Em Itaquiraí, os postos de saúde Boa Sorte e Tamacavi também tiveram suas atividades de enfermagem suspensas.

Para que as atividades de enfermagem sejam restabelecidas nas unidades interditadas, as administrações municipais deverão atender a algumas exigências estabelecidas pelo Coren-MS. Em Eldorado, é necessário contratar, no mínimo, dois para garantir a supervisão direta aos técnicos de enfermagem durante todo o expediente. Já em Itaquiraí, a contratação de um enfermeiro é suficiente para atender a esse requisito.

Além da contratação de novos profissionais, as decisões do Coren-MS determinam que os serviços privativos de enfermagem sejam ofertados durante todo o período de funcionamento das unidades ou, alternativamente, que as atividades de enfermagem de nível médio sejam suspensas nos momentos em que não houver supervisão direta de um enfermeiro.

Posicionamento do Coren-MS

O Presidente do Coren-MS, Dr. Leandro Rabelo Dias, reforçou que a medida adotada pelo Conselho tem como objetivo principal garantir a segurança dos pacientes e oferecer condições de trabalho dignas aos profissionais de enfermagem. “A saúde pública de qualidade depende de profissionais capacitados e em número suficiente para atender às necessidades da população. É inadmissível que técnicos e auxiliares de enfermagem trabalhem sem a supervisão direta de um enfermeiro, pois isso compromete tanto a segurança do paciente quanto a integridade dos profissionais da Enfermagem”, afirmou o presidente.

Próximos passos

As administrações municipais de Eldorado e Itaquiraí deverão encaminhar ao Presidente do Coren-MS um pedido de reabilitação das atividades de enfermagem nas unidades interditadas. O Conselho, juntamente com a Comissão Sindicante, irá avaliar o cumprimento das exigências estabelecidas para que as interdições sejam levantadas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Seleção Feminina entra em campo pela vaga na final da Copa América

De passeio com família em Bonito, Mateus Solano saboreia culinária sul-mato-grossense

Motorista de ônibus abandona cadeirante em terminal após problema em elevador

Fraude do INSS: Governo Federal utiliza WhatsApp para orientar beneficiários e alerta para novo golpe

Notícias mais lidas agora

Amante diz que jogou corpo de mulher em vala em Terenos após entrar em surto

VÍDEO: Comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que os EUA perdem com tarifaço de Trump

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

ufms

UFMS abre inscrição de concurso público para professores nesta sexta-feira

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo abre vantagem sobre o Red Bull Bragantino com vitória de 2 a 0

Com o resultado, o time carioca pode até perder por um gol de diferença na volta, que mesmo assim se classifica para as quartas de final

Política

‘Etapa mais sensível’: senadores encontram aliados e opositores de Trump em busca de solução para tarifaço

Os parlamentares americanos se mostraram abertos ao diálogo

Polícia

Homem invade mercado com taco e arame para espancar desafeto em Campo Grande

Homem em fuga teria agredido irmã do rapaz armado com taco

Cotidiano

Aeronave de guerra americana pousa em Campo Grande nesta terça-feira

Cargueiro militar chegou na Base Aérea da Capital por volta das 20h, para participação de treinamento da FAB