A possibilidade de Campo Grande sediar a primeira Bienal do Livro em Mato Grosso do Sul acendeu a curiosidade e empolgação de leitores em todo o Estado. A primeira novidade foi uma publicação no DOU (Diário Oficial da União), em dezembro de 2024, que trazia outubro deste ano como o mês do evento.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
O Instituto Imolé – Força da Natureza – ficou como responsável pela organização do evento. Eles também são os organizadores de outras ações culturais em Mato Grosso do Sul, como a Flib (Festa Literária de Bonito), marcada para 17 a 21 de setembro. A Bienal terá patrocínio do Governo de MS e do Governo Federal.
Oito meses depois, o que se sabe sobre o primeiro grande evento literário de Mato Grosso do Sul? O Midiamax conversou com os organizadores da Bienal do Livro, que confirmaram a realização – e novidades – nos próximos meses. Confira:
Quando irá acontecer a Bienal do Livro?
A primeira edição da Bienal do Livro de Mato Grosso do Sul foi confirmada para 4 a 12 de outubro de 2025, em Campo Grande. A previsão da organização é que o lançamento da Bienal ocorra até o início de setembro.
Quem será o autor homenageado?
O poeta Manoel de Barros será homenageado na Bienal do Livro de MS. O autor ícone da literatura completaria 109 anos neste ano. Manoel de Barros nasceu em Cuiabá (MT), mas passou parte da vida no Pantanal de Corumbá, cenário de várias obras do artista. O poeta faleceu em 13 de novembro de 2014, em Campo Grande.
Onde será a bienal do livro?
A Bienal do Livro de MS também já tem endereço para acontecer. O Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes, será o palco do evento.
E o dinheiro do Ministério da Cultura?
Em 16 de dezembro de 2024, o Ministério da Cultura autorizou a captação de pouco mais de R$ 3 milhões (3.042.045,77) para a realização da Bienal do Livro em Mato Grosso do Sul.
Isso significa que o Instituto Imolé foi autorizado a fazer a captação desse valor junto a empresários – tributados pelo lucro real – para conseguir realizar o evento. O valor posteriormente pode ser usado para ser abatido do Imposto de Renda da empresa doadora.
Algum autor já foi confirmado?
Ainda não. De acordo com os organizadores, a programação está na fase de fechamento. Porém, o Governo de Mato Grosso do Sul havia adiantado que os participantes da bienal terão “contato direto com grandes nomes da literatura nacional”.
As editoras, livrarias e distribuidoras também terão espaço no evento. Os frequentadores poderão adquirir obras com “descontos especiais”. Os valores dos descontos ainda não foram anunciados.
O que já foi confirmado é a vinda escritores e editoras do Paraguai. Também havia uma articulação para receber representantes do Sistema Nacional de Bibliotecas da Colômbia, que participarão do Seminário Bibliotecas Públicas.
Haverá editais para produções locais?
Sim. A previsão é que na próxima sexta-feira (15) sejam lançados dois editais para a Bienal do Livro para valorizar a produção regional.
Um dos concursos será destinado para estudantes de escolas públicas de Mato Grosso do Sul, enquanto o outro será um Prêmio Literário para escritores do Estado.
O que terá na Bienal do Livro?
Em maio, o Governo de Mato Grosso do Sul prometeu uma programação “cultural diversificada”.
A previsão é que ocorram conferências, debates literários, lançamentos de livros, oficinas e seminários. Atrações complementares como mostra audiovisual, exposições, gastronomia, teatro, música, dança e artes visuais também devem entrar na programação.
Outra previsão é de ações voltadas para a educação, como para alunos e professores das escolas da rede pública e privada.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.