Pular para o conteúdo
Cotidiano

Confira a escala plantonista de UPAs e CRSs nesta quarta-feira

Mais de 60 profissionais estarão disponíveis em Campo Grande
Karina Campos -
upa
Confira a escala médica nas unidades de saúde (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

A (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou a de unidades de saúde de nesta quarta-feira (26), com mais de 60 profissionais em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e CRSs (Centro Regional de Saúde).

Conforme o cronograma, há distribuição de profissionais em 10 unidades de saúde. Contudo, no período da manhã e tarde, pediatras estão disponíveis na UPA Coronel Antonino, e CRS Tiradentes.

O atendimento acontece por demanda espontânea, ou seja, por ordem de chegada, com prioridade de acordo com a classificação de risco.

Confira a escala:

UPA, CRS, UBS ou UBSF?

Quem nunca se viu perdido em meio aos serviços oferecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde)? Ou até mesmo não soube onde procurar ajuda por casos específicos e acabou se sentindo lesado por ir em um lugar onde não teve o problema resolvido? O Jornal Midiamax te explica como e onde pedir socorro na Capital.

Em Campo Grande, existem quatro tipos de unidades de saúde, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), as UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família), as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e as CRSs (Centros Regionais de Saúde). Mas qual a diferença entre elas?

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Nas unidades básicas de saúde e de saúde da família, o usuário recebe atendimento para problemas de saúde do dia-a-dia, consultas e exames de rotina, são chamadas unidades de atenção primária, os famosos postos de saúde.

Essas unidades funcionam em horários diferenciados, priorizaram o acolhimento, os indicadores em saúde, o agendamento diário e ampliação de procedimentos realizados nas unidades de saúde.

Na atenção primeira, o objetivo é atender a população sem que haja necessidade de encaminhamento para hospitais. Elas são a porta de entrada do SUS e geralmente estão localizados dentro dos bairros com uma abrangência limitada por região.

Os agendamentos de consultas são feitos de forma presencial em dias pré-determinados por cada unidade de saúde.

Urgência e emergência

Para os casos de urgências, como acidentes, infartos, AVC’s, problemas inesperados ou de maior complexidade, que necessitem de atendimento imediato, o usuário deve procurar atendimento em uma das UPAs ou CRSs na cidade.

O atendimento é determinado pela classificação de risco dividido por cores: azul, verde, amarelo e vermelho.

E como funciona essa classificação? De acordo com os sintomas relatadas na triagem, ou até mesmo, o estado em que o paciente chega na unidade vão determinar a classificação. O usuário com a classificação azul, é o que será atendido por ordem de chegada, situação não emergencial. A verde é o paciente que tem prioridade, geralmente idosos, gestantes, pacientes com sintomas mais preocupantes.

Na classificação amarela, ficam os usuários que precisam de atendimento rápido, mas não correm risco de morte. E a vermelha é para o paciente em estado grave, que necessita de atendimento imediato por estar em risco.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Preço da gasolina em Dourados tem variação de até R$ 50 centavos por litro nas bombas

Rafael Cardoso acusa Mari Bridi de invadir sua casa: ‘Queria me agredir’

landmark

Landmark cobra ar-condicionado em ônibus que substituirão frota: ‘não pode ser só promessa’

De olho na produção de alimentos nas aldeias, Dourados prepara solo para projeto com mulheres

Notícias mais lidas agora

Alvo de operação da PF por desvios na merenda durante gestão Reinaldo é citado em fraude milionária no RJ

Vacinação contra a gripe

Mortes por influenza em 2025 superam últimos 16 anos em MS, diz SES

onças aglomerado em ms

Aglomerado de onças em MS chama atenção, já que espécie é solitária: ‘pode estar havendo’

Catarina Porfírio: Da piscina do interior de Minas ao Guinness World Records — a nadadora que virou símbolo de resistência

Últimas Notícias

Transparência

Servidor envolvido em trama fiscal de R$ 850 mil é aposentado por ‘incapacidade permanente’

Quantia equivale a soma que o município de Chapadão do Sul teria deixado de arrecadar com esquema de desvio

Cotidiano

Mortes por influenza em 2025 superam últimos 16 anos em MS, diz SES

Vacina é a melhor forma de se proteger contra a influenza e está disponível para toda a população de MS

Le Blog Maria Antonia

Giorgio Armani celebra 20 anos de alta-costura com exposição inédita em Milão

O estilista Giorgio Armani inaugurou uma nova exposição no museu Armani/Silos, em Milão, para celebrar suas duas décadas dedicadas à alta-costura. A mostra, que estará aberta ao público entre os dias 21 de maio e 28 de dezembro, reúne cerca de 150 looks da linha Giorgio Armani Privé, provenientes de quase 40 coleções. Curada pelo … Continued

Polícia

‘Carvão da África’: Alunos criam grupo racista contra adolescente de Campo Grande

Amigo foi colocado no grupo e se chocou com conteúdo normalizado entre colegas de sala, denunciando a situação na escola