O comerciante de Campo Grande está mais confiante, segundo o ICEC (Índice de Confiança do Empresário do Comércio), que subiu 1,5% em abril na comparação com março.
Conforme o levantamento elaborado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), no entanto, o índice segue na chamada “zona negativa”, com 99,6 pontos, ou seja, abaixo de 100 pontos.
“É importante observar que os níveis de investimento aumentaram 4,7%, assim como 5,7% enxergam condições melhores para o comércio que no mês anterior”, observa a economista do Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS, Regiane Dedé de Oliveira.
Em contrapartida, pesa a retração no indicador de contratação (-1,7%). Dos empresários ouvidos na pesquisa, a grande maioria fala em aumentar o quadro de funcionários, sendo que 12,7% mencionam que pretendem aumentar muito e 52,7% um pouco.
Economia brasileira
Para 51,3% dos participantes, a maioria, as condições atuais da economia brasileira pioraram muito. Os que consideram que as condições pioraram um pouco somaram 31,8% e, para 15,2%, melhoraram um pouco. Apenas 1,7% dos comerciantes consideram que as condições melhoraram muito.
Em relação ao futuro, a maioria tem expectativa de que a economia brasileira vai melhorar um pouco: 34,6%, já 22,6% crê que vai piorar muito e 21% acredita tanto que vai piorar um pouco e melhorar muito.
Sobre a própria empresa
Apesar disso, a maioria dos empresários do comércio acredita que vão contratar funcionários em breve. Entre os participantes, 52,7% afirmou que o número de funcionários vai aumentar um pouco e 12,7% creem que vão aumentar muito o número de empregados.
Em relação à própria empresa, a maioria considera que as condições atuais melhoraram um pouco: 40,9%, seguidos de 25% que consideram que pioraram um pouco e 21,9% que acreditam que pioraram muito. Para 12,1%, as condições atuais melhoraram muito.
Já para 26,8%, a expectativa é reduzir um pouco o número de funcionários e 7,7% acredita que vai reduzir muito esse número.
Confira o levantamento na íntegra aqui.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.