Pular para o conteúdo
Cotidiano

Confiança do empresário do comércio da Capital melhora em abril, mas segue negativa

Índice segue na chamada “zona negativa”, com 99,6 pontos, ou seja, abaixo de 100 pontos
Liana Feitosa -
Centro de Campo Grande (Arquivo Midiamax)

O comerciante de está mais confiante, segundo o ICEC (Índice de Confiança do Empresário do ), que subiu 1,5% em abril na comparação com março.

Conforme o levantamento elaborado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e ), no entanto, o índice segue na chamada “zona negativa”, com 99,6 pontos, ou seja, abaixo de 100 pontos.

“É importante observar que os níveis de investimento aumentaram 4,7%, assim como 5,7% enxergam condições melhores para o comércio que no mês anterior”, observa a economista do Instituto de Pesquisa da MS, Regiane Dedé de Oliveira.

Em contrapartida, pesa a retração no indicador de contratação (-1,7%). Dos empresários ouvidos na pesquisa, a grande maioria fala em aumentar o quadro de funcionários, sendo que 12,7% mencionam que pretendem aumentar muito e 52,7% um pouco.

Economia brasileira

Para 51,3% dos participantes, a maioria, as condições atuais da economia brasileira pioraram muito. Os que consideram que as condições pioraram um pouco somaram 31,8% e, para 15,2%, melhoraram um pouco. Apenas 1,7% dos comerciantes consideram que as condições melhoraram muito.

Em relação ao futuro, a maioria tem expectativa de que a economia brasileira vai melhorar um pouco: 34,6%, já 22,6% crê que vai piorar muito e 21% acredita tanto que vai piorar um pouco e melhorar muito.

Sobre a própria empresa

Apesar disso, a maioria dos empresários do comércio acredita que vão contratar funcionários em breve. Entre os participantes, 52,7% afirmou que o número de funcionários vai aumentar um pouco e 12,7% creem que vão aumentar muito o número de empregados.

Em relação à própria empresa, a maioria considera que as condições atuais melhoraram um pouco: 40,9%, seguidos de 25% que consideram que pioraram um pouco e 21,9% que acreditam que pioraram muito. Para 12,1%, as condições atuais melhoraram muito.

Já para 26,8%, a expectativa é reduzir um pouco o número de funcionários e 7,7% acredita que vai reduzir muito esse número.

Confira o levantamento na íntegra aqui.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atenção condutores: BR-163 tem 11 cidades com sistema pare e siga nesta terça-feira

Cheia do Rio Miranda atinge nível de emergência e mobiliza prefeitura para retirada de famílias

Faculdade paulista expulsa 12 alunos por faixa em alusão a estupro

Caso Vitória: MP denuncia Maicol e pede novo inquérito para apurar participação de 2° suspeito

Notícias mais lidas agora

Justiça nega pedido de despachante e mantém juíza em ação por fraude no Detran-MS

união brasil

União Brasil e Progressistas oficializam federação nesta terça-feira

Dívida de R$ 10 mil motivou assassinato de Sandro na frente da esposa por PM 

Com prêmio de US$ 2 mil para campeões, torneio de beach tennis inicia amanhã em Campo Grande

Últimas Notícias

Política

Tereza Cristina critica situação do Brasil e diz que União Progressistas forma ‘bloco forte’

Nesta terça-feira (29), o Progressistas e União Brasil oficializaram a Federação visando as Eleições de 2026. Presidente do PP-MS, senadora Tereza Cristina disse que a UP (União Progressistas) terá “bloco forte” e criticou a situação atual do Brasil. “O Brasil não pode continuar sem crescer, não pode continuar com esses escândalos de corrupção, o Brasil … Continued

Polícia

Federação diz que corrida automobilística que terminou na morte de pecuarista de MS não era autorizada

Federação também disse que a organizadora do evento é desconhecida nos meios automobilísticos

Polícia

Familiares procuram adolescente desaparecido desde segunda-feira em Campo Grande

O adolescente saiu de casa e não retornou mais

Brasil

Polícia Federal conclui que autor de atentado na Praça dos Três Poderes agiu sozinho

Conclusões da investigação foram encaminhadas ao STF