Foi realizado nesta sexta-feira (08) a Conferência Livre “Secretaria Estadual de Política Para as Mulheres de MS JÁ : Por uma estrutura que garanta nossos direitos e nossas vidas”. A Conferência tem como objetivo mobilizar mulheres, entidades e movimentos sociais para pressionar o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul pela criação da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, além de fortalecer os conselhos municipais e garantir estruturas efetivas de combate à violência de gênero e promoção da igualdade. O evento aconteceu no Sindicato dos Bancários, em Campo Grande.
Da programação, serão eleitas três representantes para a etapa nacional da 5ª CNPM (Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres). O encontro é promovido pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres, em parceria com os entes federativos e a sociedade civil.
A 5ª CNPM trata-se de processo democrático e participativo que busca escutar e representar a diversidade das mulheres brasileiras. Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”, a Conferência Nacional pretende fortalecer a construção coletiva de políticas públicas com base na escuta ativa e na participação popular.
“Dezenove estados do país tem essa secretaria, é entender que a realidade nos estados é uma realidade com desigualdade de gênero profunda, e que para alterar a desigualdade, você tem quer ter uma governança em gênero”, disse a vereadora Luiz Ribeiro (PT).
A presidenta do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres de Mato Grosso do Sul, Jamille Weiss Penteado, destaca: “Após 10 anos, o Brasil retoma as conferências de políticas públicas para as mulheres. Esse é um momento fundamental para o fortalecimento da nossa democracia e participação social. As conferências municipais e regionais de MS chegam com um desejo e dever de ter novamente as mulheres construindo coletivamente, sem deixar nenhuma para trás.”
A Conferência Livre é uma iniciativa da Coletiva Feminista Antirracista, movimento que surgiu em Campo Grande em 2024 com o objetivo de fortalecer a representatividade de mulheres feministas e antirracistas no Legislativo e ocupar os espaços de poder com compromisso, cuidado, afeto e luta.
A programação inclui a palestra “História dos Organismos de Política para as Mulheres no Mato Grosso do Sul”, ministrada por Jacy Correa Curado.