A 3ª Conferência Regional de Direitos Humanos e Cidadania da Grande Dourados, que teve início nesta quinta-feira, 7 de agosto, no auditório do Bloco 10 da Unigran, será encerrada hoje, sexta-feira (8). O evento é realizado Coordenadoria de Direitos Humanos e Cidadania.
O defensor público Leonardo Ferreira ressaltou a necessidade de reconhecer os problemas existentes para a criação de políticas públicas eficazes, mencionando desafios como a superlotação da UPA e a falta de estrutura para o atendimento em saúde mental.
Representantes de diversas instituições regionais, estaduais e federais, coletivos sociais, conselhos, universidades e lideranças comunitárias de 13 municípios da região.
Com o tema central “Direitos Humanos e Cidadania: Construção Coletiva para a Justiça Social, Democracia e Dignidade”, a conferência representou um espaço de diálogo e formulação de políticas públicas, após mais de uma década sem ser realizada.
Participaram representantes de Dourados, Caarapó, Deodápolis, Douradina, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante e Vicentina.
Luiz Carlos Calado, coordenador municipal de Direitos Humanos e Cidadania, enfatizou o significado histórico do encontra.
Shirley Flores Zarpelon, secretária municipal de Assistência Social, destacou a importância da rede de proteção social: “Essa conferência marca o reencontro da sociedade consigo mesma, com suas lutas e seu compromisso coletivo de não deixar ninguém para trás.”
A programação da conferência incluiu a palestra magna do professor César Augusto da Silva Silva e da vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, Neyla Ferreira Mendes.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.