Pular para o conteúdo
Cotidiano

Concen-MS quer isenção total de impostos na conta de energia das famílias de baixa renda

Pedido foi feito ao governador e à Assomasul para isenção de ICMS e da contribuição de iluminação pública
Liana Feitosa -
Conta de energia. (Divulgação – Concen-MS)

O Concen-MS (Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energisa MS) solicitou a isenção de impostos nas contas de energia elétrica dos consumidores de baixa renda beneficiados pela Medida Provisória nº 1.300/2025. O pedido tem o objetivo de garantir a gratuidade plena da aos consumidores beneficiados pela mudança na TSEE (Tarifa Social de Energia).

Mais de 720 mil cidadãos de Mato Grosso do Sul, o equivalente a 24,8% da população do Estado, podem se beneficiar pelas novas regras da TSEE.

Atualmente, 188.172 famílias do Estado já são beneficiadas com isenção no pagamento da conta de energia, já que têm consumo de até 80 kWh em instalações trifásicas.

O pedido do Concen-MS pede a isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e da Cosip (Contribuição para Custeio do Serviço de ), tendo sido encaminhado ao Governo do Estado e à Assomasul (Associação dos Municípios de ).

Os beneficiados da TSEE já são isentos da cobrança de PIS e Cofins, conforme legislação federal vigente. Assim, a proposta do Concen-MS busca completar o ciclo de isenções, alcançando também os tributos de competência estadual e municipal.

Importância da isenção

Segundo a presidente do Concen-MS, Rosimeire Costa, a cobrança do ICMS e da Cosip sobre contas cujo consumo é totalmente subsidiado fere o espírito da medida, que busca aliviar a conta de luz para as famílias mais vulneráveis.

“Não terá muito sentido os consumidores serem isentos da conta de energia elétrica, mas continuarem pagando impostos e contribuições vinculadas a esse consumo. Isso comprometeria o objetivo social da gratuidade”, argumenta.

No ofício enviado ao governador de MS, Eduardo Riedel, o Concen-MS solicita a alteração da Lei nº 1.810/1997 para que a base de cálculo do ICMS exclua os valores subvencionados pela CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) nas unidades da Subclasse Residencial Baixa Renda.

A proposta é que a legislação estadual preveja explicitamente que o imposto não incida sobre o consumo de até 80 kWh/mês desses consumidores.

Já no documento endereçado à Assomasul, o Conselho pede que os municípios promovam as alterações legais necessárias para isentar as famílias de baixa renda da cobrança da Cosip nos casos em que o consumo seja totalmente coberto pela nova Tarifa Social.

Endividamento recorde entre famílias

A iniciativa do Concen-MS ocorre em um momento de agravamento da situação econômica das famílias sul-mato-grossenses. Segundo a última pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio), 78,2% das famílias do Estado relataram possuir dívidas, com comprometimento médio da renda de até 36,9% entre aquelas com rendimento de até três salários mínimos.

A taxa básica de juros (Selic) está em 15% ao ano, o que contribui para o aumento da inadimplência, inclusive em serviços essenciais como energia elétrica.

Para a presidente, a isenção plena, incluindo ICMS e Cosip, permitirá que os recursos economizados pelos consumidores mais vulneráveis sejam redirecionados para outros bens e serviços, movimentando a economia local e gerando novos tributos de forma indireta.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Funsat abre a semana com 2,5 mil vagas de emprego em Campo Grande

upa

Confira a escala médica das 10 UPAs e CRSs de Campo Grande

Briga em alojamento acaba com trabalhador esfaqueado na cabeça e pescoço por colega em MS

Segunda-feira será de tempo seco e quente em Mato Grosso do Sul

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Semana começa com mais de 400 vagas e salários de até R$ 10 mil; confira

Últimas Notícias

Cotidiano

Bolsa Família: Beneficiários com NIS final 2 recebem parcela de julho nesta segunda-feira

Mato Grosso do Sul tem 190,6 mil famílias cadastradas no programa social

Famosos

Família de Preta Gil quebra silêncio após morte da cantora: ‘Momento difícil’

Através do perfil de Gilberto Gil, família se pronuncia após a morte da cantora Preta Gil, aos 50 anos, nos Estados Unidos; confira

Polícia

Mulher é arrastada no meio da rua em Dourados, após impedir marido de comprar drogas

Motoboy que passava pelo local prestou socorro à vítima

Trânsito

Professor que bateu em vários carros no Coophavila é solto após pagar fiança de R$ 5 mil

O professor estaria bêbado