Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mais de 720 mil pessoas de MS podem ter conta de luz gratuita; confira como conseguir

Benefício é concedido automaticamente na conta dos consumidores que se encaixam nos critérios
Liana Feitosa -
Novas regras passam a valer em julho (Foto: Arquivo, Jornal Midiamax).

A partir do dia 5 de julho, mais de 720 mil cidadãos de , o equivalente a 24,8% da população do Estado, podem se beneficiar pelas novas regras da TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica). Atualmente, 188.172 famílias do Estado já são beneficiadas com isenção no pagamento da conta de energia.

A TSEE passou por mudanças a partir da Medida Provisória nº 1.300/2025, que estipula novas regras para a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), determinando que o benefício seja destinado a todas as residências que tenham consumo de até 80 kWh e que possuem instalações trifásicas.

Com isso, 205,8 mil unidades consumidoras de Mato Grosso do Sul se enquadram no novo benefício, o que representa 20% do total de famílias com potencial de serem beneficiadas na região Centro-Oeste. Em todo o país, a Tarifa Social beneficiará 17,1 milhões de famílias. 

Mudanças na gratuidade 

Antes, os descontos na Tarifa Social eram aplicados de modo progressivo. A regra estabelecia faixas para consumo de 30 kwh mensais até 220 kwh mensais. Havia descontos diferenciados também para quilombolas e indígenas. 

Agora, a regra é uma só: gratuidade para consumo até 80 kWh mensais. Já para aqueles que possuem instalações trifásicas, são beneficiados pela Tarifa Social e usam mais de 80 kWh por mês, o custo de disponibilidade da rede continua sendo de 100 kWh. 

Mas, nesse caso, o consumidor precisará pagar uma diferença caso use entre 80 kWh e 100 kWh.

Como ter gratuidade na conta de luz

A Tarifa Social é concedida automaticamente para os consumidores que têm direito e não tem prazo de validade: enquanto a família atender aos critérios estabelecidos, permanecerá recebendo o benefício.

A Tarifa Social é aplicada na conta de pessoas que consomem até 80 kWh e são beneficiárias de programas do , com algumas regras. Portanto, não é mais necessário solicitar à distribuidora.

Quem tem direito à Tarifa Social

No entanto, o titular da deve cumprir alguns requisitos se deseja receber o benefício. Veja quais requisitos:

  • Ser inscrito no CadÚnico com renda mensal de até 3 salários-mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica;
  • O benefício também será concedido a idosos com 65 anos ou mais, ou pessoas com deficiência que recebam o BPC (Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social), nos termos dos arts. 20 e 21 da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

MPMS investiga fazendeiros por incêndio que devastou 160 hectares em Mato Grosso do Sul

Como usar o celular para transformar fotos em arquivos PDF e agilizar seu dia a dia

Emprega CG: mutirão leva oportunidades ao Jardim Canguru na próxima terça-feira 

Primeira Birkin da Hermès é leiloada em Paris; saiba valor

Notícias mais lidas agora

Após articulação às pressas, Câmara mantém presidência com Papy até 2028

Fazendeiro ‘toma dores’ do filho e mata vizinho de cerca em Dourados

mascarado-a-viagem-mato-grosso-do-sul-atuou-incorporado.jpg

Mascarado de ‘A Viagem’ leva vida discreta em Mato Grosso do Sul e diz que atuou incorporado: ‘Não lembro’

Vem aí: TJMS define banca examinadora de concurso para técnicos e analistas

Últimas Notícias

Polícia

Convivência entre Volnei e fazendeiro no distrito de Itahum era marcada por desavenças

As desavenças ocasionou na morte do produtor rural Volnei Kommers Beutinger

Política

‘Bolsonaro ´é o único afetado’, diz Dagoberto sobre tarifaço de 50% de Trump

Deputado Federal acredita que a tarifa de 50% dos EUA não deve afetar a Direita ou a Esquerda

MidiaMAIS

Boneca Barbie ganha primeira versão com diabetes tipo 1

Boneca visa gerar identificação e representatividade entre crianças com a mesma condição médica

Política

Eduardo Bolsonaro posta agradecimento de 50% de Donald Trump

Deputado federal agradeceu tarifaço de 50% de Donald Trump sobre as exportações do Brasil para os Estados Unidos