Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Combo climático’ começa a influenciar tempo em MS neste domingo e deve trazer chuvas

Frente fria, sistema de baixa pressão e cavados vão causar mudança no tempo em Mato Grosso do Sul
Fábio Oruê -
temperaturas
Tempo em Campo Grande (Eliel Dias, Jornal Midiamax)

Um ‘combo climático’ deve mudar o tempo de a partir deste domingo (27) e pode trazer de volta as chuvas para o Estado. O fim de julho deve registrar temperaturas abaixo dos 10ºC.

Conforme o (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), essas novas instabilidades estão associadas à aproximação e avanço de uma frente fria, que forma um combo ao transporte de calor e umidade proveniente do norte do país.

Isso tudo com presença de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai e o deslocamento de cavados, que também favorecem a formação de nuvens carregadas sobre MS.

Esse cenário contraria os últimos dias, quando predominava a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que inibia a formação de nuvens e impede a ocorrência de chuvas.

Temperaturas

Além disso, temperaturas tendem a cair. As mínimas ficam entre 13°C e 18°C e as máximas entre 18°C e 32°C nas regiões sul, cone-sul e grande . No sudoeste e no Pantanal, os termômetros registram mínimas entre 15°C e 23°C e máximas que podem chegar a 34°C.

Nas regiões norte, bolsão e leste, as mínimas variam entre 17°C e 20°C e as máximas entre 28°C e 35°C. Em , são esperadas mínimas entre 17°C e 21°C e máximas entre 27°C e 32°C.

Os ventos, que inicialmente atuam do quadrante norte, devem mudar para o quadrante sul ao longo da segunda-feira, com intensidade entre 40 e 60 km/h e possibilidade de rajadas mais intensas.

Frio mais intenso no fim de julho

Com o avanço da massa de ar frio pós-frontal, entre os dias 29 e 30 de julho, o Cemtec espera as menores temperaturas do período. As mínimas podem variar entre 8°C e 12°C nas regiões sul, sudeste e sudoeste do Estado, com possibilidade de registros pontuais ainda mais baixos, entre 5°C e 7°C.

Segundo a meteorologista, o inverno de 2025 tem se mostrado mais intenso que o de 2024 em Mato Grosso do Sul. Isso porque houve episódios de frio mais frequentes e abrangentes, com quedas acentuadas de temperatura, especialmente em junho e julho, além de avanço de frente frias mais ativas.

Tanto que, no comparativo com os últimos cinco anos, o inverno de 2025 pode ser considerado um dos mais intensos, ocupando a segunda posição, atrás, apenas, do inverno de 2021, que foi marcado por fortes massas de ar polar e recordes de temperaturas mínimas.

Prognóstico de agosto e setembro

Segundo o Cemtec, a tendência climática indica um inverno com irregularidades nas chuvas, em que podem ficar abaixo ou acima da média histórica, durante agosto e setembro de 2025.

Já a temperatura do ar deve permanecer acima da média para o período, ou seja, há previsão de um trimestre mais quente que o normal em Mato Grosso do Sul.

No entanto, independentemente de a previsão mostrar um trimestre com temperaturas acima da média, haverá a atuação de massas de ar frio que devem favorecer queda acentuada nas temperaturas, com valores próximos aos 0-3°C.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Perda imensa’: políticos lamentam morte de artista Jonir Figueiredo

Jonir partiu ‘tranquilo’: artista estava feliz e planejava mudança para novo ateliê

Homem é socorrido em estado gravíssimo ao ser esfaqueado na costela em Campo Grande

jonir

‘Artista ímpar’, descreve Fundação da Cultura de MS após morte de Jonir

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

Trio que estava desaparecido é encontrado morto com sinais de execução no Paraguai

Últimas Notícias

Cotidiano

Funcionários de frigorífico na fronteira passam mal após possível vazamento de amônia

Empresa alega que fez exercício simulado e que alguns funcionários se assustaram

Esportes

Brasil vira sobre o Japão e alcança final da Liga das Nações de vôlei

Meninas brasileiras vão enfrentar a Itália na grande decisão em busca

Esportes

F1: Norris faz pole no GP da Bélgica e Bortoleto larga em 10º

Brasileiro chega a parte final da qualificação pela segunda vez

Esportes

Em casa, Operário se despede da Série D com derrota contra o Cianorte

Operário entrou em campo já sem chances de classificação, e acabou perdendo de 2 a 0