Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com UPA Tiradentes lotada por atendimentos com pediatra, Sesau informa que quadro de funcionários estava completo

Apesar de reclamações de pacientes, secretaria informou que todas as pessoas estavam recebendo a devida atenção
Schimene Weber, Liana Feitosa -
Policiais estavam no local para conter qualquer tipo de confusão (Fala Povo, Jornal Midiamax)

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Tiradentes é referência em atendimento de saúde pública na região, principalmente por seu Centro Pediátrico. Entretanto, na manhã desta segunda-feira (24), diversas mães relataram ao Jornal Midiamax que as filas estavam longas e, consequentemente, as crianças, sem atendimento.

Mesmo diante das reclamações, a (Secretaria Municipal de Saúde) informou que “o quadro funcional da unidade estava completo na segunda-feira em todos os períodos, conforme previsto na escala”.

Uma das explicações utilizadas pela secretaria é de que, nas segundas-feiras, normalmente, o fluxo de atendimento é maior. “Historicamente, às segundas-feiras registram uma procura maior por atendimento, no entanto, todos os pacientes estavam sendo atendidos em até duas horas, considerando que o tempo protocolar é de até quatro horas para casos de menor gravidade, classificados como azul ou verde. Cabe esclarecer que as UPAs e CRSs são unidades de urgência e emergência e recebem pacientes em estado crítico que ficam em observação nas alas vermelha e amarela até que tenham o seu quadro estabilizado e seja transferido para uma unidade hospitalar, caso haja critério. Desta forma, tanto os médicos quanto os demais profissionais precisam fazer o acompanhamento periódico destes pacientes, não permanecendo todo o período integral nos consultórios“, encerra a nota encaminhada à reportagem.

Devido ao tumulto apresentado no local, equipes de policiais foram acionados para evitar qualquer confusão mais acalorada entre pacientes e servidores.

Para evitar colapso na saúde, Sesau adota medidas emergenciais

Devido ao aumento de atendimento nas unidades de saúde e a superlotação nas unidades de urgência e emergência, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), emitiu nota informando ‘medidas emergenciais’ que serão tomadas como resposta para evitar possível colapso na rede de saúde.

✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

A secretaria justificou que o volume dos atendimentos é causado por fatores como o agravamento de doenças respiratórias, agravamento de quadros crônicos e aumento nos casos médicos de baixa complexidade, o que levou a prefeitura a agir com um Plano de Contingência. 

“A secretaria está reorganizando fluxos, ampliando pontos de cuidado e orientando a população sobre a busca por atendimento adequado, a fim de garantir a assistência segura e minimizar os impactos sobre o sistema de saúde”, diz a nota. 

Medidas emergenciais 

A Sesau informou que será feita a redefinição do uso de espaços físicos e ampliação de pontos de cuidado, como áreas para hidratação, observação rápida e inalação. A equipe médica também passará por mudanças na organização e será feito o envio da EMAC ao escritório de monitoramento clínico, conforme necessidade das unidades com maior demanda.

Além disso, será feito o mapeamento de áreas para possível expansão temporária de leitos nas unidades de urgência e atendimento por demanda espontânea nas unidades básicas;

Outra medida tomada será o remanejamento de pacientes entre as unidades de urgência para atendimento seguro, principalmente crianças para unidades com escala infantil 24h e a avaliação de possibilidade de alta para antibioticoterapia em casa com o auxílio do Serviço de Atendimento Domiciliar aos pacientes.

Orientações para a população 

A orientação da Sesau é para que os pacientes busquem o atendimento nos locais adequados para cada tipo de emergência médica. 

Pacientes com casos mais graves (classificação amarela), que necessitam de atendimento urgente, devem se dirigir a uma unidade de saúde 24h, como os CRS (Centros de Regulação de Serviços) e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

Os casos leves (classificação azul e verde), onde o paciente apresenta, por exemplo, sintomas gripais leves e pequenas queixas de saúde, devem procurar atendimento nas USFs (Unidades de Saúde da Família). 

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúnciaflagrantereclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
InstagramFacebookTikTokYouTubeWhatsAppBluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
filho agride mae de 86 anos

Filho agride mãe de 86 anos com puxões de cabelo e a joga contra geladeira após briga por cães

Discussão entre jogadores de São Paulo e Fluminense no Morumbis • Crédito: Paulo Pinto / São Paulo FC

São Paulo aproveita erros do Fluminense, se segura no fim e vence a 3ª seguida no Brasileirão

Brasil encerra Jogos Mundiais Universitários com 16 medalhas

INSS: 1,1 milhão de aposentados serão ressarcidos até 30 de julho

Notícias mais lidas agora

MPMS pode gastar até R$ 3,1 milhões em 750 iPhones 16 com pacotes de dados internacionais

jonir

Autodidata, Jonir fez primeira obra aos 19, mas se considerava ‘artista de nascença’

motociclista

‘Irresponsabilidade e imprudência’: internautas reagem ao atropelamento de idoso na Duque de Caxias

Ceará surpreende e acaba com série invicta do Cruzeiro dentro do Mineirão

Últimas Notícias

Polícia

Idoso se dá mal ao fazer Pix errado em Campo Grande

Vítima conseguiu falar com a pessoa para quem enviou o Pix por engano, mas ficou "a ver navios"

Esportes

Flamengo ganha do Atlético-MG em prévia para a Copa do Brasil e vira líder do Brasileirão

Esta foi a terceira vitória seguida do Flamengo, que agora tem 36 pontos e lidera a competição

Brasil

Laudo da PF aponta reformas mal executadas e negligência em ponte que caiu no Rio Tocantins

Ponte sobre o Rio Tocantins desabou no dia 22 de dezembro, deixando 14 pessoas mortas e outras três desaparecidas até hoje

Polícia

Motorista de aplicativo reage a assalto e é esfaqueado em Campo Grande

Após esfaquearem a vítima, ladrões fugiram sem levar nada