A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Tiradentes é referência em atendimento de saúde pública na região, principalmente por seu Centro Pediátrico. Entretanto, na manhã desta segunda-feira (24), diversas mães relataram ao Jornal Midiamax que as filas estavam longas e, consequentemente, as crianças, sem atendimento.
Mesmo diante das reclamações, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que “o quadro funcional da unidade estava completo na segunda-feira em todos os períodos, conforme previsto na escala”.
Uma das explicações utilizadas pela secretaria é de que, nas segundas-feiras, normalmente, o fluxo de atendimento é maior. “Historicamente, às segundas-feiras registram uma procura maior por atendimento, no entanto, todos os pacientes estavam sendo atendidos em até duas horas, considerando que o tempo protocolar é de até quatro horas para casos de menor gravidade, classificados como azul ou verde. Cabe esclarecer que as UPAs e CRSs são unidades de urgência e emergência e recebem pacientes em estado crítico que ficam em observação nas alas vermelha e amarela até que tenham o seu quadro estabilizado e seja transferido para uma unidade hospitalar, caso haja critério. Desta forma, tanto os médicos quanto os demais profissionais precisam fazer o acompanhamento periódico destes pacientes, não permanecendo todo o período integral nos consultórios“, encerra a nota encaminhada à reportagem.
Devido ao tumulto apresentado no local, equipes de policiais foram acionados para evitar qualquer confusão mais acalorada entre pacientes e servidores.
Para evitar colapso na saúde, Sesau adota medidas emergenciais
Devido ao aumento de atendimento nas unidades de saúde e a superlotação nas unidades de urgência e emergência, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), emitiu nota informando ‘medidas emergenciais’ que serão tomadas como resposta para evitar possível colapso na rede de saúde.
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A secretaria justificou que o volume dos atendimentos é causado por fatores como o agravamento de doenças respiratórias, agravamento de quadros crônicos e aumento nos casos médicos de baixa complexidade, o que levou a prefeitura a agir com um Plano de Contingência.
“A secretaria está reorganizando fluxos, ampliando pontos de cuidado e orientando a população sobre a busca por atendimento adequado, a fim de garantir a assistência segura e minimizar os impactos sobre o sistema de saúde”, diz a nota.
Medidas emergenciais
A Sesau informou que será feita a redefinição do uso de espaços físicos e ampliação de pontos de cuidado, como áreas para hidratação, observação rápida e inalação. A equipe médica também passará por mudanças na organização e será feito o envio da EMAC ao escritório de monitoramento clínico, conforme necessidade das unidades com maior demanda.
Além disso, será feito o mapeamento de áreas para possível expansão temporária de leitos nas unidades de urgência e atendimento por demanda espontânea nas unidades básicas;
Outra medida tomada será o remanejamento de pacientes entre as unidades de urgência para atendimento seguro, principalmente crianças para unidades com escala infantil 24h e a avaliação de possibilidade de alta para antibioticoterapia em casa com o auxílio do Serviço de Atendimento Domiciliar aos pacientes.
Orientações para a população
A orientação da Sesau é para que os pacientes busquem o atendimento nos locais adequados para cada tipo de emergência médica.
Pacientes com casos mais graves (classificação amarela), que necessitam de atendimento urgente, devem se dirigir a uma unidade de saúde 24h, como os CRS (Centros de Regulação de Serviços) e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).
Os casos leves (classificação azul e verde), onde o paciente apresenta, por exemplo, sintomas gripais leves e pequenas queixas de saúde, devem procurar atendimento nas USFs (Unidades de Saúde da Família).
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