Pular para o conteúdo
Cotidiano

Corumbá acompanha envio de 600 mil vacinas à Bolívia após casos de sarampo na fronteira

As vacinas fazem parte de operação articulada entre os governos brasileiro e boliviano para ampliar a cobertura vacinal na fronteira
Lethycia Anjos -
Vacinação (Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

Em meio a um surto de sarampo na , país que faz com (MS), a cidade sul-mato-grossense recebeu 600 mil doses da vacina como parte de uma operação articulada entre os governos brasileiro e boliviano para ampliar a cobertura vacinal na região de fronteira.

A medida ocorre após o governo boliviano emitir um alerta sanitário devido ao aumento expressivo de casos da doença. Somente neste ano, mais de 80 infecções foram confirmadas no país vizinho. Essa alta acendeu o alerta nas autoridades brasileiras por conta do intenso fluxo de pessoas entre os dois lados da fronteira.

O Ministério da Saúde solicitou o apoio logístico de Corumbá para a recepção e armazenamento temporário das vacinas. Posteriormente, a prefeitura repassou as doses ao governo boliviano. O transporte até os pontos de distribuição em território boliviano ficou sob responsabilidade do país.

Conforme a gerente de Vigilância em Saúde de Corumbá, Walkiria Arruda da Silva, a iniciativa reforça o compromisso com a proteção da população fronteiriça de ambos os países.

“Vivemos em uma região de intenso trânsito populacional. Essa mobilização não beneficia apenas os moradores do lado boliviano, mas também contribui diretamente para a segurança sanitária da população corumbaense”, destacou.

Corumbá também já recebeu anteriormente o quantitativo necessário para atender à sua população e segue com o cronograma local de vacinação normalmente.

De acordo com a Prefeitura, a ação evidencia a importância da cooperação binacional em áreas de fronteira e o papel estratégico de Corumbá nas ações integradas de saúde pública.

Vacinação

Para reforçar a cobertura vacinal, haverá um ponto de vacinação contra o sarampo neste domingo (13), na Feira Municipal, no prédio do Cerest.

Além disso, gestantes, que não podem receber a vacina, devem redobrar os cuidados, evitando ambientes fechados e mantendo rigorosas medidas de higiene, já que a infecção pode representar sérios riscos à gestação, inclusive o .

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após atentado com mais de 12 tiros, insegurança toma conta de moradores na Nhanhá

Justiça anula ação contra o tráfico de cocaína após PF fazer ‘devassa’ em condomínios de luxo

Na Europa, Flávio volta a criticar operação da PF contra Jair Bolsonaro

VÍDEO: Criminosos atiram mais de 12 vezes e deixam dois feridos na Nhanhá

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Assassino que matou ex-amante da mulher no Coophavila estava foragido por tráfico

Carolina Dieckmann mostra últimos dias de Preta Gil: ‘Como você lutou…’

Deputado de MS quer zerar imposto de arma de fogo para famílias de baixa renda

Últimas Notícias

Cotidiano

Com 3 mil itens a R$ 5, feirão da AACC/MS acontece em agosto

Dinheiro arrecadado será utilizado na reforma da Casa de Apoio

Mundo

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Entidade que representa a classe acusou produtores brasileiros de "falta de responsabilidade"

Cotidiano

UBS do Ouro Verde recebe equipamentos e serviços odontológicos começam nesta terça-feira em Dourados

A expectativa é que novos equipamentos sejam entregues em outras UBS nos próximos dias

Política

Campo Grande terá manifestação a favor de Bolsonaro em 3 de agosto

Protesto acontece após o ex-presidente ser alvo de uma operação da Polícia Federal e passar a usar tornozeleira eletrônica