Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com previsão de 10°C, SAS reativa ponto de acolhimento no Ayrton Senna

A previsão é de que os termômetros cheguem a 12°C na madrugada desta segunda e 10°C na terça-feira
Lethycia Anjos -
Ponto de acolhimento
Ponto de acolhimento. (Divulgação, PMCG)

Com a previsão de uma nova frente fria nos próximos dias em Campo Grande, o Ponto de Apoio no Parque Ayrton Senna reabre para atender pessoas em situação de rua durante as noites mais geladas. A previsão é de que os termômetros cheguem a 12°C na madrugada desta segunda (28) e 10°C na terça-feira (29).

Conforme a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania), o local funcionará nesta segunda e terça-feira, das 18h às 6h. A decisão segue um alerta de queda brusca de temperatura emitido pela Defesa Civil no domingo (27).

O ponto oferece acolhimento temporário para pessoas que recusam vaga nas unidades da Rede de Assistência Social, oferecendo espaço para descanso, alimentação e proteção contra o frio.

Desde o início do Projeto Inverno Acolhedor, em 28 de maio, ocorreram 791 acolhimentos no Ponto de Apoio. Além disso, durante as ações, houve a distribuição de mais de 980 marmitas por meio de parcerias com organizações da sociedade civil e entidades religiosas e, também, preparadas pelas merendeiras das unidades de acolhimento.

Mesmo com o clima mais ameno nas últimas semanas, a SAS manteve as ações intensificadas de abordagem. Isso inclui a entrega de cobertores e o mapeamento de locais estratégicos. Todo o trabalho respeita o direito de recusa ao acolhimento, conforme garantido pela Constituição Federal.

A população pode colaborar informando a presença de pessoas em situação de rua pelos telefones 156, (67) 99660-6539 ou 99660-1469.

Atendimentos ampliados

Atendimento no Parque Ayrton Senna. (Divulgação/Prefeitura)

Além do abrigo emergencial, o Projeto Inverno Acolhedor tem funcionado como porta de entrada para outras políticas públicas. A SAS, em parceria com a Funsat, a Emha e a Central do Cadastro Único, realiza mutirões de atendimento no Centro POP.

Até o momento, a Emha realizou 90 atendimentos, enquanto a Funsat contabiliza mais de 60. Já as comunidades terapêuticas acolheram 61 pessoas que aceitaram iniciar tratamento contra a dependência de substâncias psicoativas.

Segundo a secretária de Assistência Social e Cidadania, Camilla Nascimento, já foram realizadas 276 ações complementares.

“Isso demonstra que o Ponto do Ayrton Senna não funcionou apenas como um abrigo emergencial, mas como uma porta de entrada para políticas públicas estruturantes”, destaca a gestora.

Previsão de frente fria

A prevista mudança do tempo em Mato Grosso do Sul, favorecida pela frente fria, derruba os termômetros. A região sul registrou mínima de 10°C, nas primeiras horas do dia desta segunda-feira (28). Contudo, as baixas temperaturas devem durar pouco no Estado, perdendo a força na quarta-feira (30).

Conforme o ClimaTempo, em Campo Grande, a mínima oscila entre 15°C e 11°C e máxima entre 21°C e 25°C, até quarta-feira. Entretanto, entre quinta (31) e sexta-feira (1°), o calor retorna, com máximas de 30°C a 34°C na Capital.

A região está no alerta de tempestade ao longo desta segunda-feira, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O aviso, válido até as 21h de hoje, indica perigo potencial para chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao dia, acompanhando ventos de 40 km/h a 60 km/h, com queda de granizo.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

CFM proíbe médicos de aplicarem anestesia para realização de tatuagens estéticas

Nova frente fria surpreende e traz florada de ipês-amarelos a Campo Grande

Nelsinho e Tereza abrem diálogo estratégico nos EUA com embaixadora brasileira

Ex-bancária de Dourados reinventa aposentadoria na produção de farofa artesanal com sabor de infância

Notícias mais lidas agora

mpms

Apagão de dados: MPMS atinge zero em transparência após aumentar benefícios do alto escalão

Justiça inicia julgamento sobre contrato de R$ 59 milhões da Sejusp com empresa do Sigo

Nelsinho e Tereza abrem diálogo estratégico nos EUA com embaixadora brasileira

sala de cremação preta gil

Emocionante? Influencer entra em crematório e mostra como foi despedida de Preta Gil

Últimas Notícias

Brasil

Coronel diz que reunião de kids pretos era encontro entre amigos

Coronel negou qualquer envolvimento com a ideia de golpe de estado

MidiaMAIS

Pudim chega sem um pedaço e empresária acusa entregador: ‘ele falou que ia comer’

Caso foi parar na delegacia e estragou almoço de família em Campo Grande (MS)

MidiaMAIS

‘Casas fazenda’ e muitos idosos são o espelho da vida tranquila no Bairro Coophasul, em Campo Grande

Reportagem especial do "Midiamax nos bairros" inaugura uma série de reportagens, a iniciar pela região norte da cidade

Cotidiano

União autoriza expropriação de 6 km na BR-163 para duplicação em Campo Grande

CCR MSVia precisa ampliar parte da BR-163 como parte do novo plano de concessão