Se antes os consumidores estavam acostumados com longos corredores cheios de opções de ovos de chocolate para escolher, em 2025 o cenário é outro. Já entrando em clima de Páscoa, os supermercados de Campo Grande trocaram os corredores por pequenas ilhas, com opções limitadas de produtos.
Na rede Assaí, uma pequena ilha foi montada logo na entrada da loja, com algumas opções das marcas já conhecidas pelos consumidores como Arcor, Nestlé, Lacta, Kinder Ovo e Talento; e algumas menos conhecidas, como Divino Vício e Top Cacau. Os preços variam entre R$ 26,90 e R$ 97,99.
Na rede de supermercados Pires, na região do Tiradentes, as opções eram ainda mais limitadas. No local foram encontradas somente as marcas Pelicano e Lacta, com valores que variam entre R$ 8,89 e R$ 70,85.
Já na rede Fort, os ovos foram organizados nas prateleiras, como as demais mercadorias, sem o tradicional corredor. As marcas encontradas foram Arcor, Talento, Nestlé, Lacta e Mondo Allegro, no valor de R$ 48,90 a R$ 125,90.
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Já no Centro da cidade, a reportagem encontrou coelhos de chocolate, a R$ 31,99, ovos recheados (60% cacau, Ovomaltine, Cookies and Cream, Chocolate Branco, Pistache) e as marcas Kit Kat e Gato Mia, com preços entre R$ 49,99 e R$ 114,99, na loja de chocolates Brasil Cacau.
O estabelecimento com maior variedade de chocolates foi a Lojas Americanas, que este ano decidiu investir em ovos de fabricação própria, além de marcas já conhecidas como Lacta, Talento, Alpino e Nestlé. Os preços encontrados variam entre R$ 59,99 e R$ 84,99.

Consumidores se anteciparam
Atendentes da loja de chocolates Brasil Cacau, no Centro de Campo Grande, relataram que nesta Páscoa, muitos consumidores optaram por antecipar suas compras. No estabelecimento, a maioria das vendas está sendo feita por meio da internet e a maior procura são pelas opções que costumam esgotar mais rápido, como os ovos dos chocolates Lolo, Prestígio e Kit Kat. A loja também registrou uma grande busca por ovos trufados.
Apesar disso, as vendedoras compartilharam que a loja também está se preparando para atender os clientes que deixarem para última hora. “Tem gente que já veio encomendando desde janeiro, então a procura está sendo boa. Tem opções que a gente costuma pedir antes [para ter estoque para atender os clientes], mas outras não tem como, tem opções que só se antecipando mesmo”.
Diferente do cenário encontrado nos supermercados, as expectativas de vendas estão boas na rede Lojas Americanas. Por lá, o gerente da unidade localizada na Rua Dom Aquino, Gerson, explica que este ano os clientes também decidiram se adiantar e as maiores procuras estão sendo por caixas de bombons e tabletes de chocolate.
Além disso, o gerente afirma que os consumidores que estão na caça aos ovos estão apostando nas novidades desde ano e optando pelo pagamento no crédito. “Esse ano o cliente está se adiantando mais, mas sempre, uma, duas semanas antes do evento, o movimento aumenta. A dica é não deixar para última hora, porque corre o risco de não ter mais o ovo que o cliente está procurando”.

Clientes ‘apelam’ para crédito e parcelamento
O preço dos ovos de Páscoa assustaram os consumidores este ano, e para garantir o chocolate, o jeito será apelar para o crédito.
A atendente Alessandra Maria da Silva, de 46 anos, comentou que se assustou ao se deparar com o preço dos ovos este ano. Como em sua casa ela faz questão de presentear as crianças, ela diz que pretende desembolsar até R$ 200 nos chocolates. “Passei só para dar uma olhada, mas não tem jeito de fugir [dos preços altos], e vou ter que recorrer ao crédito mesmo”.
A aposentada Sônia de Souza Pereira, de 62 anos, comentou que, de 2023 para 2024, sentiu os preços dos ovos de chocolate aumentarem muito, então para garantir que os sobrinhos e os netos sejam presenteados este ano, vai recorrer ao parcelamento da compra no cartão de crédito. Ela prevê um gasto de, pelo menos, R$ 500.
“A gente tem que diminuir no tamanho [do ovo], para poder dar para todos os sobrinhos e netos. Em relação às opções, tem um monte. Agora oferta até agora eu não vi nenhuma”, expressou.
O comerciante Eliezer Moura, de 54 anos, relata que foi até o Centro em busca das opções disponíveis nas prateleiras este ano, e afirma que a estratégia para presentear os familiares este ano será comparar os preços das lojas.
“Estou filmando [as opções] para mandar para eles escolherem e aproveitando para dar uma olhada nos preços. Mas quando eles escolherem, irei pesquisar os preços em outras lojas também”, afirma o comerciante, que não pretende gastar mais de R$ 150.

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