Com prazo acabando, procura por exame é baixa e só 5% dos candidatos estão com CNH

Dados da Gerência de Exames do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), revelam que os 19 mil candidatos beneficiados com a prorrogação do prazo para conclusão do processo de CNH (Carteira Nacional de Habilitação), apenas 5% concluiu as fases e está habilitado.
A prorrogação determinada pelo Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), no dia 27 de dezembro de 2024, estendeu o prazo até o dia 31 de março de 2025. A medida, porém, contempla apenas os candidatos que iniciaram processo de habilitação entre os anos de 2019 e 2023.
Na ocasião em que a medida foi determinada, em Mato Grosso do Sul 19.093 mil candidatos não haviam concluído o processo de habilitação, entre eles, 14.134 mil na categoria AB, 4.475 mil na categoria B, e outros 484 na categoria A.
A pouco mais de um mês para o fim do prazo, 5% dos candidatos concluíram o processo, o que indica queda na procura por exames.
“Observamos uma queda na realização dos exames práticos em Campo Grande na primeira quinzena de fevereiro. Das 1.850 vagas disponíveis nas três primeiras semanas do mês, apenas 1.059 foram preenchidas, ou seja, 42% das vagas não tiveram agendamento”, explica Lina Zeinab, gerente de exames.
A diretoria de Habilitação do Detran-MS alerta que Centros de Formação de Condutores devem estar atentos aos prazos dos exames médico e psicológico. Exames com validade inferior a um ano devem ser refeitos.
Vale lembrar que o agendamento é feito exclusivamente pelo CFC onde o candidato realizou todo processo de habilitação. Para agendar o exame prático no Detran-MS, o candidato precisa recolher uma guia no valor de R$ 132,29.