Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com o aumento de casos em bebês, MS registra crescimento das síndromes respiratórias

Casos de síndromes respiratórias agudas crescem no Centro-Oeste e Norte, com confirmação da presença de VSR (Vírus Sincicial Respiratório)
Osvaldo Sato -
Dados são da Semana Epidemiológica 11, que abrange o período de 9 a 15 de março (Foto: Reprodução)

Divulgado nesta quinta-feira (20/3), o novo Boletim InfoGripe da Fiocruz indica aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em (MS), assim como em outras unidades federativas do Norte e Centro-Oeste. MS está entre os estados que registram crescimento da doença, especialmente entre crianças de até dois anos. Dados laboratoriais confirmam a presença do Vírus Sincicial Respiratório (VSR) nesses casos.

No total, 12 das 27 unidades federativas do país apresentaram incidência de SRAG em nível de alerta, risco ou alto risco nas últimas duas semanas, com tendência de crescimento no longo prazo até a Semana Epidemiológica (SE) 11, entre 9 e 15 de março. Entre os estados com incidência de SRAG em nível de alerta, risco ou alto risco, , e Tocantins mostraram tendência de estabilidade ou oscilação.

Segundo a pesquisadora Tatiana Portella, do Programa Computação Científica da Fiocruz e do Boletim InfoGripe, o aumento de SRAG nas regiões Norte e Centro-Oeste é impulsionado principalmente pelo crescimento de casos entre crianças de até dois anos. Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins no Norte, e Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e MS no Centro-Oeste, estão entre os estados mais afetados.

Portella destaca que apenas no Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul há dados laboratoriais suficientes para confirmar a relação com o VSR. MS também registra aumento entre crianças e adolescentes de dois a 14 anos, embora com sinais de desaceleração. A mesma tendência de redução foi identificada no Distrito Federal, Mato Grosso e Sergipe.

Em relação aos jovens e adultos, há indícios de crescimento da SRAG no Acre, Goiás, Mato Grosso e Pará, mas sem definição sobre o vírus causador. Entre os idosos, a incidência de SRAG é moderada em Roraima e Mato Grosso, enquanto Tocantins apresenta sinais de desaceleração.

Diante do aumento de casos, a orientação para a população das regiões afetadas é o uso de máscaras em locais fechados e unidades de saúde. Crianças com sintomas gripais devem evitar ir à escola, e é essencial manter a vacinação contra a Covid-19 em dia, especialmente para os grupos mais vulneráveis.

Cenário nacional

Em nível nacional, os casos notificados de SRAG mostram aumento na tendência de longo prazo e estabilização no curto prazo. Em 2025, foram registrados 21.498 casos de SRAG, dos quais 7.799 (36,3%) tiveram resultado positivo para algum vírus respiratório, 9.884 (46%) foram negativos, e 2.264 (10,5%) aguardam resultado laboratorial.

Entre os casos positivos deste ano, observa-se a seguinte distribuição: 5,8% de influenza A, 2,1% de influenza B, 19,6% de VSR, 27,8% de rinovírus e 39,8% de Sars-CoV-2 (Covid-19). Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência foi de 4,8% para influenza A, 1,1% para influenza B, 30,5% para VSR, 36,5% para rinovírus e 26,5% para Sars-CoV-2.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

🟡 Receba notícias direto no seu WhatsApp

Participe do grupo do Jornal Midiamax no Whatsapp e receba informações diárias de tudo o que acontece nos bairros da sua região.

Clique aqui para participar

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

UPA de Dourados recebe 80 novas cadeiras para atendimento ao público

Antes do Samu, vidas dependiam do ‘improviso’ de socorristas em Campo Grande

Feira de Empregabilidade oferta 600 vagas em Campo Grande neste fim de semana

Filha de Mr. Catra é presa por suposta fraude contra idosos; saiba detalhes

Notícias mais lidas agora

Rixa antiga e denúncia de trabalho escravo: o que se sabe de fazendeiro que matou vizinho em MS

Prefeitura pede na Justiça prazo maior para analisar perícia do Consórcio Guaicurus

Antes do Samu, vidas dependiam do ‘improviso’ de socorristas em Campo Grande

Motorista de caminhonete derruba dois postes e semáforo na Avenida Mato Grosso

Últimas Notícias

Transparência

Governo de MS autoriza pagamento de diárias a servidores da UEMS

O valor da diária para deslocamentos dentro do Estado será de R$ 335

Brasil

Jovens estão atrasando a faculdade porque gastam o dinheiro em bets

Apostas foram o motivo para que 14% dos alunos já tenham atrasado as mensalidades

Cotidiano

A ponte quebrou? Festas julinas causam 50 interdições neste fim de semana; confira trechos

Ao todo, são 63 interdições, causadas por festas julinas, obras, quermesses e celebrações religiosas

Transparência

Prefeitura pede na Justiça prazo maior para analisar perícia do Consórcio Guaicurus

Município pediu prazo para se manifestar à Justiça sobre laudo pericial da concessão do transporte coletivo