A procura pela vacina contra a influenza segue intensa neste sábado (10). No Centro de Campo Grande, o drive montado no quartel do Corpo de Bombeiros, na Rua 14 de Julho, atraiu centenas de campo-grandenses em busca de proteção. A meta, conforme a SES (Secretaria de Estado de Saúde) é de vacinar 3 mil pessoas.
A ação, que integra o “Dia D” de vacinação contra a gripe, ocorre em formato drive-thru e também para pedestres, com o intuito de ampliar a cobertura vacinal diante do aumento expressivo de casos de síndromes respiratórias na Capital e em todo o Mato Grosso do Sul.
Conforme o tenente Odenilson Hortega, do Corpo de Bombeiros, o espaço cedido visa descentralizar a vacinação e facilitar o acesso da população.
“Nosso papel também é incentivar a vacinação. A incidência de síndromes respiratórias aumentou nos últimos dias, então é fundamental que as pessoas estejam protegidas. Por isso, vamos permanecer aqui até as 18h, com doses suficientes para atender todos que vierem”, afirmou o tenente.
Estado enfrenta situação crítica

Até a primeira semana de maio, Mato Grosso do Sul contabilizou 2.708 casos e 203 mortes por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave). Entre os casos confirmados, 586 foram de Influenza, resultando em 68 óbitos, a maioria entre pacientes hospitalizados, de acordo com dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde).
A enfermeira técnica Lucienne Gamarra, da Gerência de Imunização da SES (Secretaria de Estado de Saúde), reforça que o Estado vive um cenário crítico, com os hospitais operando no limite devido às infecções respiratórias.
“Estamos com alta demanda hospitalar e escassez de leitos. A vacina é uma das principais formas de evitar as formas graves da gripe. Por isso, estamos reforçando os pontos de vacinação e pedindo que a população compareça”, alertou.
Segundo ela, a expectativa é vacinar até 3 mil pessoas apenas neste sábado. Até as 11h da manhã, 920 doses já haviam sido aplicadas no drive-thru do Centro.
Famílias aproveitam o fim de semana para se proteger
O supervisor de vendas Cláudio Silva, de 45 anos, aproveitou o sábado para levar os dois filhos, de 18 e 20 anos, ao ponto de vacinação.
“A gente toma todo ano, é muito importante. Vi na TV e corri para cá. Fui em outro posto, mas já tinha acabado. Sempre trago meus filhos”, contou.
Já a fisioterapeuta Alessandra Druzian, de 43 anos, compareceu com os filhos de 5 e 9 anos. Ela e o marido, ambos profissionais da saúde, fizeram questão de garantir a imunização das crianças.
“Trabalhamos em hospitais e temos atendido muitos casos de infecção respiratória. Hoje mesmo eu estava na UTI, e meu marido atua na pediatria. A vacina é essencial para proteger nossas crianças e a família inteira”, destacou.
Dia D de vacinação em Campo Grande

A campanha do “Dia D” de vacinação contra a Influenza é realizada em dois pontos de drive-thru — no Parque Ayrton Senna e no quartel do Corpo de Bombeiros — além de 13 unidades de saúde espalhadas pela cidade. A vacina está liberada para toda a população.
Para garantir o atendimento durante todo o dia, a SES aumentou o número de doses disponíveis em cada local. Além disso, equipes estarão de plantão para reabastecimento imediato em caso de necessidade.
A vacina oferecida gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) protege contra três cepas do vírus Influenza: H1N1, H3N2 e Influenza B, conforme a Instrução Normativa nº 261/2023 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Pontos de vacinação contra a influenza
- Drive-thru do Parque Ayrton Senna – das 8h às 17h, R. Jorn. Valdir Lago, 512 – Conj. Aero Rancho.
- Drive-thru Corpo de Bombeiros – das 8h às 18h, na Rua 14 de Julho, Centro.
Unidades de Saúde – 8h às 17h
- Imbirussu: USF Silvia Regina e USF Serradinho
- Anhanduizinho: USF Dona Neta, USF Paulo Coelho, USF Los Angeles
- Bandeira: E.M. Oliva Enciso (das 8h às 11h), USF Tiradentes (das 12h às 17h)
- Lagoa: USF Santa Emília, USF Coophavila
- Segredo: USF Nasser, USF Jardim Presidente
- Prosa: USF Noroeste
- Centro: USF 26 de Agosto
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.