Após uma jornada intensa de aprendizado e dedicação, 238 alunos de cinco municípios de Mato Grosso do Sul celebram a conclusão do curso técnico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, oferecido pelo Programa Voucher Desenvolvedor. A iniciativa, idealizada pelo Governo do Estado visa suprir a alta demanda por profissionais de TI (Tecnologia da Informação), com foco na capacitação prática e na inserção direta no mercado de trabalho.
A primeira cerimônia de formatura ocorreu nesta sexta-feira (25), no Centro de Convenções José Roberto Tadros, em Campo Grande. A capital concentra 177 formandos, seguidos por alunos de Corumbá, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas.
O curso, com carga horária de 1.200 horas, foi oferecido de forma gratuita por meio de parceria entre a Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), a SED (Secretaria de Estado de Educação), o Senac/MS e o Sistema Comércio. O conteúdo programático foi elaborado em conjunto com empresas do setor, com foco em desenvolver competências técnicas alinhadas às necessidades reais do mercado.
Formação com foco no emprego
Jordana Duenha, diretora regional do Senac/MS, explica que o objetivo do programa foi capacitar profissionais prontos para atuar em uma das áreas que mais crescem no Brasil e no mundo.
“Nosso propósito é ajudar a formar profissionais de nível técnico para uma das áreas que mais emprega atualmente. A tecnologia da informação não tem barreiras geográficas — é possível trabalhar de qualquer lugar para qualquer lugar. Estamos preparando jovens e adultos para ingressar ou empreender em um mercado com muitas oportunidades e necessidades reais.”

Voucher Desenvolvedor
Ela lembra que o ingresso dos alunos ocorreu por meio de processo seletivo realizado do Voucher Desenvolvedor no início de 2024, com foco especial em estudantes da rede pública estadual.
“Também tivemos vagas abertas para profissionais já inseridos no mercado. Essa formação é longa, exige compromisso, e agora estamos entregando essa primeira turma à sociedade”, pontua Jordana.
Além disso, Jordana ressalta que a continuidade do programa já está em discussão. “Encerramos essa primeira etapa e estamos construindo os próximos passos, atentos à demanda que continua crescente”, afirma.

Conexão direta com empresas
A estratégia de aproximação com o setor produtivo tem se mostrado eficaz. Ao longo desta semana, mais de 70 vagas de emprego foram ofertadas por empresas sul-mato-grossenses durante encontros com os formandos em Campo Grande.

Esaú Aguiar, Secretário de Qualificação Profissional e Trabalho do Estado, reforça que o programa surgiu a partir de um diagnóstico feito junto ao mercado de tecnologia.
“Fizemos um workshop com as empresas da área para construir um conteúdo de pronto emprego. A demanda está presente e seguirá assim no futuro. Essa foi nossa experiência-piloto, e agora, com os aprendizados, estamos prontos para expandir.”
Conforme o secretário, a atuação da Funtrab (Fundação do Trabalho) em todo o estado também contribui para ampliar o alcance da formação técnica, promovendo o desenvolvimento local por meio da entrega de mão de obra qualificada.
Formação prática e mercado em vista
Thiago Almeida, professor do Senac, destaca ainda que o caráter prático da formação, com foco no desenvolvimento de sistemas, possibilitou o ingresso no mercado de trabalho antes mesmo da formatura. Cerca de 30% dos formando já estão empregados.

“Eles tiveram 1.200 horas de formação técnica, com projetos teóricos e práticos. Muitos alunos já conseguiram colocação no mercado antes mesmo da formatura. Isso mostra o quanto o curso é alinhado à realidade das empresas.”
Rafael dos Santos, 20 anos, é um desses exemplos. Ele conta que entrou no curso sem muitas expectativas, mas se surpreendeu com o conteúdo e as possibilidades.
“Gostei muito da programação, assim como dos projetos práticos. Foi gratificante. Ano que vem quero entrar na faculdade para continuar estudando, porque na tecnologia a gente nunca para de aprender.”
Visão de futuro
Para o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ricardo Senna, a formação técnica representa mais do que uma política pública, é um investimento direto na competitividade do Estado.
“A área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é crucial para promover um parque industrial moderno. Por isso, ouvimos o mercado, fizemos a parceria com o Senac e estamos entregando 44 profissionais que vão ajudar a promover a competitividade dessas empresas. Essa é a lógica: identificar lacunas, agir com política pública e conectar quem precisa de trabalho a quem precisa de talentos.”
Para famílias como a de Maria Lourdes Salomão, de 74 anos, a conquista também é motivo de orgulho. Ela acompanhou de perto a trajetória da neta Isabella Aparecida, de 19 anos, uma das formandas.
“É um sonho realizado. Eu queria muito que ela fizesse esse curso e agora ela concluiu. Vai ter muitas oportunidades, porque essa área está cheia de empregos.”
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***