Mato Grosso do Sul registrou em março o maior número de novas empresas já contabilizado para o mês desde o início da série histórica da Jucems (Junta Comercial de MS), há 25 anos. Ao todo, o Estado contabilizou 1.201 novas empresas abertas, consolidando um primeiro trimestre inédito, com mais de mil registros mensais consecutivos.
Em janeiro, houve a abertura de 1.298 empresas, em fevereiro 1.251 e, com os dados de março, o total já soma 3.750 novos negócios em 2025. Conforme o levantamento, o ritmo de crescimento vem se mantendo constante desde 2017, com recordes anuais sucessivos. Em 2023, o número de empresas registradas superou pela primeira vez a marca de 10 mil (10.117), sendo ultrapassado no ano seguinte com 11.164 aberturas. A tendência, agora, é de um novo recorde.
Para o presidente da Jucems, Nivaldo Domingos da Rocha, o cenário é promissor.
“A perspectiva de crescimento se mantém. A Junta Comercial se compromete cada vez mais a investir em inovações tecnológicas. Neste ano, estamos nos preparando para aplicar a inteligência artificial, com o intuito de simplificar a vida do empresário”, afirma.
Setor de serviços lideram
O setor de Serviços continua sendo o motor da abertura de empresas no Estado, com 911 registros em março. O Comércio aparece em seguida, com 252, e a Indústria com 38. Conforme a Jucems, entre os destaques por atividade, figuram:
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo: 58
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio: 58
- Atividades médicas ambulatoriais restritas a consultas: 50
- Holdings de instituições não financeiras: 37
- Cultivo de soja: 28
- Atividade odontológica: 26
- Transporte rodoviário de cargas: 23
- Restaurantes e similares: 21
- Treinamento e desenvolvimento profissional e gerencial: 20
Campo Grande segue na liderança
A Capital concentra a maior parte das novas empresas registradas no mês de março, com 463 aberturas. Na sequência, estão Dourados (133), Chapadão do Sul (123) e Três Lagoas (62). Também se destacam os municípios de Naviraí (32), Ponta Porã (23), Nova Andradina (22), Maracaju (20), Sidrolândia (18), Corumbá (15), Coxim (14), Inocência (13), São Gabriel do Oeste (12) e Amambai (10).
Com a manutenção do ritmo de crescimento, a expectativa é de que o Estado encerre 2025 com mais um recorde na abertura de empresas, impulsionado principalmente pelos setores de serviços e agronegócio.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.