O comandante-geral do CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de MS), coronel Frederico Reis Pouso Salas, anunciou nesta quarta-feira (2) a criação da Fundação Bombeiros do Pantanal. A instituição é privada, teve aporte inicial de R$ 50 mil, custeado pelos coronéis do CBMMS, e tem objetivo de apoiar os trabalhos da corporação, evitando burocracias estatais.
“Por meio da Fundação, nós fortaleceremos ainda mais nossas ações constitucionais, ampliando os investimentos em capacitação, estrutura, bem-estar e valorização”, afirmou o coronel Frederico Salas, durante a comemoração do Dia Nacional do Bombeiro Militar, na Academia dos Bombeiros de Campo Grande.
O comandante-geral explica que a Fundação receberá doações de empresas e pessoas físicas, além de realizar ações para arrecadação. Por exemplo, a Corrida do Fogo, que antes era promovida pelo CBMMS, será realizada e financiada pela nova instituição a partir deste ano. “O dinheiro das inscrições vai para a Fundação, para transformar isso em equipamento e atendimento a demandas do CBMMS”.
Sem burocracias
O processo de criação da Fundação Bombeiros do Pantanal, fiscalizado pelo Ministério Público, está em curso há um ano e os coronéis já reuniram o valor necessário para operacionalizar a instituição. “O depósito foi feito ontem, ainda faltam alguns instituidores pagarem, mas já está tudo certo”, explica o coronel Frederico Salas.
A Fundação não tem ligação administrativa com o CBMMS, mas será conduzida por militares da corporação. Para o comandante-geral, esta é uma forma de evitar burocracias. “Por exemplo, quando eu preciso mandar gente para capacitar fora, o estado às vezes tem procedimentos tão burocráticos que a gente perde tempo e não consegue atuar. A Fundação, com seus recursos próprios, pode capacitar aquele militar”.
Ele também destaca que a nova entidade será uma via de captação de recursos de forma facilitada, sem necessidade de procedimentos longos. “Se alguma empresa quiser doar um caminhão, por exemplo, como o Estado é mais moroso, isso pode vir para Fundação e passar para a corporação. É como uma rede de apoio”, afirma o coronel Frederico Salas. A intenção é que empresas e pessoas da sociedade civil possam contribuir com o Corpo de Bombeiros por meio da Fundação.
Dia de homenagens
Comemora-se em 2 de julho o Dia Nacional do Bombeiro Militar. Em Campo Grande, a corporação entregou medalhas para militares com 10 (bronze), 20 (prata) e 30 (ouro) anos de serviço. O evento aconteceu na Academia dos Bombeiros de Campo Grande, no bairro Guanandi.
Patrícia Martins, médica veterinária de 39 anos, fez questão de prestigiar o marido, tenente-coronel Bruno Leite, na comemoração dos 20 anos como bombeiro. O casal levou os filhos de 6 e 9 anos fardados para o evento. “É um orgulho muito grande pela profissão que ele escolheu: salvar vidas. Para os filhos, é um baita exemplo. Eles estão fardados por iniciativa própria, eles quiseram de tanto que o pai inspira no dia a dia”.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***