A Escola Estadual Delmira Ramos dos Santos, no Coophavila II, em Campo Grande, passou por reforma nos últimos cinco meses pelas mãos de 25 internos do Presídio da Gameleira.
A revitalização foi entregue nesta segunda-feira (12). As obras tiveram investimento total de R$ 650 mil para melhorias estruturais essenciais, como reforma do telhado, dos banheiros, instalação de novos forros, pintura geral, reestruturação hidráulica e aprimoramento da cozinha e despensa.
A reforma está dentro do projeto “Revitalizando a Educação com a Liberdade”, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio da 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande e idealização do juiz Albino Coimbra Neto, titular da Vara.
“A gente quer transformar presos em trabalhadores. Essa iniciativa proporciona tanto as melhorias na estrutura da escola, mas ela também cria oportunidades para a reinserção social”, diz ao Jornal Midiamax. Ele explica que os internos recebem salários para o trabalho e 10% é revertido para a compra dos materiais usados na reforma da unidade.
Maior bem-estar na escola

O reeducando Mauro Ferreira de Barros, da Gameleira, é um dos 25 internos que participaram das obras. “A gente se sente privilegiado, principalmente saber que a gente tem importância e também podemos fazer alguma coisa de bem. Saber que podemos olhar, que mais para frente pode ser minha filha que pode estar estudando aqui”, diz ao Jornal Midiamax.
Além disso, a escola, que atende cerca de 300 alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental em período integral, também ganhou acessibilidade aprimorada, nova cobertura na entrada, bancos de alvenaria no pátio, jardinagem e uma reestruturação da rede elétrica para instalação de ar-condicionado e outros equipamentos.
“A estrutura da escola influencia diretamente na qualidade da aprendizagem. Com espaços adequados e confortáveis, nossos alunos ganham um ambiente propício ao desenvolvimento”, afirma à reportagem a diretora da escola, Gigliola Vince.
A revitalização é uma parceria entre a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e a SED (Secretaria Estadual de Educação).

💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.