Abril começou com mais de 200 pacientes de Campo Grande aguardando vaga em hospital. Com o avanço do mês e das doenças respiratórias, as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) estão internando pacientes que precisam de cuidados a mais, principalmente crianças.
Os pequenos de zero a 9 anos representam 61% dos casos de doenças respiratórias confirmadas este ano, em Campo Grande. Em uma rápida ida à UPA no Coronel Antonino, a reportagem do Jornal Midiamax encontrou vários pais de crianças que estavam internadas.
Sara Islaine, 20, está com os dois filhos internados no Coronel Antonino. O maior, de 1 ano, está com pneumonia e o recém-nascido, de apenas 25 dias, também apresenta dificuldade respiratória. Tosse, catarro e coriza são os principais sintomas.
O pintor Anderson Escobar é pai de uma bebê de um ano, também internada na UPA. A pequena apresenta os mesmos sintomas, além de febre e infecção da garganta. Ele afirma que as outras duas filhas, também ficaram doentes recentemente.
Avanço das doenças
Campo Grande tem 646 casos de SRAG confirmados este ano. Apesar de abaixo do mesmo período do ano passado (723), os casos começam a avançar. Para se ter ideia, na semana 13 do ano foram registrados 71 casos, mas na semana 14, foram 123 confirmações.
As crianças são as principais afetadas pelas síndromes respiratórias, principalmente entre zero e 4 anos. Pessoas adultas são as que têm menos casos, mas os idosos são os que mais morrem em decorrência de SRAG.
Em 2025, Campo Grande registra 45 mortes causadas por doenças respiratórias. Destas, 4 são de crianças e 27 de idosos, acima de 60 anos.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!