Com foco no ‘Projeto Verão’, campo-grandenses devem lotar academias na 2ª quinzena de janeiro
Criar novos hábitos e se alimentar bem são metas de muitos. Saiba quais os segredos para a constância
Jennifer Ribeiro –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
2025 começou oficialmente, o que significa que é hora de colocar em prática todas as metas estipuladas. E como tem coisa que não muda mesmo com o passar dos anos, muita gente colocou como objetivo começar a era fitness e adotar hábitos saudáveis.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
A reportagem do Jornal Midiamax andou por algumas academias de Campo Grande para saber se tais metas já impactam o movimento no local e a resposta é: mais ou menos. Isso porque muita gente continua em viagem, então a maioria dos frequentadores são alunos que já treinavam no ano passado.
Isso significa que em janeiro de 2025 as academias não estarão lotadas? Claro que não! Entre os instrutores há a certeza: na 2ª quinzena do mês, as academias irão bombar!
Novos alunos começaram, mas de maneira tímida
Wesley da Silva é instrutor e personal em uma academia no bairro Chácara Vendas, em Campo Grande, que oferece aulas de musculação, Muay Thai, Boxe, jiu-jitsu, karatê, e Taekwondo kids.
O profissional explica que novatos já começaram a fazer matrículas, mas o número ainda é tímido. Com o fim das viagens, “a galera vai voltar da praia com foco, buscando realizar suas metas”. A maior expectativa é para a próxima quinzena do mês.
“Apesar de oferecermos as lutas, a principal procura é por musculação. De manhã já recebemos alunos novos e durante a noite aguardamos mais alguns. Aqui somos 7 instrutores de pátio, além dos personais particulares contratados pelos próprios alunos. Então, mesmo com a alta demanda do período, conseguimos atender todo mundo com tranquilidade”, explica Wesley.
Revezamento: o terror de quem treina
A meta de vida saudável não se limita a faixa etária. Na academia tem crianças, adolescentes, adultos e idosos, cada um buscando, com suas particularidades, uma versão melhor de si. Porém, com o aumento de alunos nas academias, inicia-se um comportamento temido por quem treina há tempos: o revezamento.
Gabriel Soares, de 24 anos, começou a rotina de treinos com o Muay Thai, em 2020. Na sequência, passou a conhecer o universo da musculação e não parou mais. Há quase cinco anos mantendo a rotina de treinos, já sabe que a partir de dezembro, principalmente em janeiro, revezar aparelhos é inevitável, principalmente durante a manhã e a noite.
“Não tem como fugir, todo ano é assim. Nos horários de pico tem que revezar. Quem não gosta precisa ser estratégico e se puder, buscar horários alternativos para treinar. Eu, por exemplo, tenho sorte que agora consigo tempo pra treinar durante a tarde, quando não está tão movimentado, mas se não tem como, tem que apertar e ter paciência”, explica.
Projeto verão e carnaval lotam academias
Além da meta de viver com mais saúde, outras duas coisas somam ao desejo de se matricular em uma academia no começo do ano: o projeto verão e carnaval. Conforme o instrutor e personal Maycon Misutani, o que os treinos não lotam em dezembro, lotam em janeiro.
“Em dezembro o pessoal viaja mais, então as academias ficam mais tranquilas. Mas na segunda quinzena de janeiro, o pessoal volta com tudo. Isso reflete, claro, no número de profissionais atendendo na academia. Como o número de alunos aumenta, principalmente no fim do dia, precisamos de mais instrutores de pátio para orientar quem estiver treinando”, explica.
Segundo o instrutor, que atende em uma academia no bairro Jardim São Bento, em Campo Grande, neste mês se inicia um trimestre promissor e é ótimo que as pessoas estejam cada vez mais focadas na busca por uma saúde melhor.
“Embora a musculação seja muito procurada, tem muita gente que vem aqui pra fazer ginástica, body jump, pilates, yoga… Tem público para todas essas atividades. E tem quem faça mais de um, o que é ideal para melhorar a condição cardiovascular”, pontua.
Como manter o foco nos treinos?
Talvez manter a constância seja o principal desafio para quem está iniciando no mundo das atividades físicas. Este é um processo que exige disciplina e paciência. Nenhum resultado virá de um dia para outro.
Conforme Maycon, quem está mirando nas festas de Carnaval também consegue alcançar um resultado satisfatório nas próximas semanas, mas antes, é preciso ter o pé no chão e entender que uma mudança total no corpo só é percebida com meses e mais meses de treino.
“Os resultados mais expressivos são percebidos em quem está treinando desde o ano passado, por exemplo. Agora, pouco adianta fazer loucuras no começo do ano. A pessoa só vai se frustrar e acabará desistindo. Mas, se a pessoa está 20 kg acima do peso e quer perder 4 ou 5 kg até o Carnaval, isso ela consegue, se tiver muito foco”, pondera.
Mudanças e a relação com a comida
A meta de uma vida mais saudável não impacta apenas no fluxo de alunos nas academias, mas também na procura por atendimentos nutricionais. Conforme a nutricionista e biomédica, Vivian Scarpin, sem dúvida alguma este é o período em que seu consultório mais bomba. Isso porque no fim do ano as pessoas ficam mais reflexivas e traçam metas de melhorias para o ano que está por começar.
Mas, assim como na academia, o grande desafio é manter constância na alimentação saudável ao longo do ano. “O start é sempre mais fácil, né?! O desafio é manter isso durante toda a vida. O cuidado com a saúde tem que ser perene. E parte desse processo de se manter no foco está relacionado a ter uma visão mais ampla e holística para que todos os pilares sejam contemplados”, explica a nutricionista.
Conforme Vivian, a relação das pessoas com a comida pode estar relacionada a outras questões. Por exemplo: se a pessoa tem compulsão alimentar, é preciso que a dieta esteja relacionada a um acompanhamento psicológico. Já se a questão do paciente é fome oculta, precisa-se avaliar quais nutrientes estão em falta no organismo e assim suprir todas as lacunas.
“Às vezes o corpo fica pedindo por vitaminas e nutrientes, mas não sabe onde encontrar. Então, a pessoa fica o tempo todo querendo comer. O ponto principal para que a pessoa consiga realmente manter essa nova rotina de vida, é conseguir preencher todas as lacunas. Não adianta só se restringir. Futuramente ela poderá desistir”, conta.
Para emagrecer, precisa fazer loucuras?
Se restringir de determinados alimentos, comer poucas vezes ao dia ou diminuir drasticamente o que se consome não basta para emagrecer. Na verdade, isso é prejudicial.
“O emagrecimento depende de déficit calórico. Então, de repente, você está comendo tudo que é saudável, só que em quantidades exageradas. Você não vai conseguir emagrecer. Ou você está comendo pequenas quantidades de alimentos hipercalóricos, mas vai estar consumindo mais do que gasta e da mesma forma não vai emagrecer. Então, a gente precisa calcular uma dieta que faça sentido na vida daquela pessoa, que se encaixe em sua rotina”, explica a Vivian.
Vale pontuar também que o fato de seguir uma dieta não proíbe a pessoa de comer algo fora da rotina, como em comemorações e festas. Tudo é uma questão de equilíbrio. Segundo a nutricionista, quando a pessoa começa por conta própria dietas totalmente restritivas, está colocando em risco sua própria saúde e bem-estar.
“No caso do emagrecimento, caso aconteça rapidamente, pode gerar o efeito rebote, porque a pessoa vai fazer uma restrição absurda, que não é sustentável, e depois vai gerar uma compulsão alimentar, voltando a comer mais do que antes. Além disso, se você come de uma maneira não tão saudável ou com muitas restrições, vai ficar com deficiências de vitaminas e minerais, podendo apresentar sintomas como tontura, queda de cabelo, unhas fracas, cansaço excessivo, etc”.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- Mãe é proibida de manter contato com bebê de 6 meses após ameaçar cortá-lo em pedaços
- Entregador que só trabalha vestido de Homem-Aranha revela ter largado carreira no Direito: ‘não gostava’
- Consórcio Guaicurus ameaça reajuste com número enganoso; 7 capitais aumentaram tarifa em 2025
- Patrola não quer indenizar família de motociclista que morreu em acidente com caminhão da ALS
Últimas Notícias
Reportagem especial do Midiamax sobre saúde bucal leva 1° lugar no VII Prêmio CROSP de Jornalismo
Comissão julgadora do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo recebeu inscrições, de todo o país e o resultado foi divulgado nesta quarta-feira (8)
Preço da cesta básica fica ligeiramente mais barato em dezembro na capital, segundo o Dieese
Redução no preço de itens como tomate, feijão, banana e leite de caixinha contribuíram para a queda
Concurso público da Prefeitura de Angélica vira alvo de investigação no MPMS
Procedimento foi instaurado para apurar possíveis irregularidades no certame sobre repetição de questões
Após morte por AVC, médica de Mato Grosso do Sul salva pacientes doando órgãos
Despedida da profissional acontece na tarde desta quarta-feira
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.