Nesta quarta-feira (26), os blocos de Carnaval de Campo Grande se reuniram na ACPMS (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais de Educação Pública) para o lançamento oficial do Carnaval de rua da Capital. Todos os presidentes dos blocos estiveram presentes, acompanhando as novidades e campanhas propostas para as festividades de 2025.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Uma das novidades deste ano é o lançamento do ABC (Aglomerado de Blocos de Carnaval), que busca fortalecer o Carnaval de rua de Campo Grande. Para isso, os presidentes dos blocos se reuniram com autoridades da Prefeitura de Campo Grande e Governo do Estado, para debater maneiras de garantir uma folia organizada, com mais infraestrutura e segurança.
Reforçando o combate ao assédio durante o Carnaval, também foi lançada a Campanha ‘Não é Não’. Assim como em outros eventos, a iniciativa busca promover a conscientização do crime de assédio e violência contra a mulher, além de garantir espaços seguros para que as vítimas possam denunciar.
“É uma campanha contra o assédio nos dias de Carnaval, porque a gente sabe que é um momento de descontração, onde as pessoas, muitas vezes, se sentem a vontade para desrespeitar as mulheres. Já tem alguns anos que a gente faz essa campanha e a gente tem sentido que tem surtido efeito, uma mudança no comportamento daquele que comete o assédio e que muitas vezes não entende que aquilo é um assédio e também daquele que entende, mas mesmo assim comete”, pontua Silvana Valu, presidente do Cordão Valu.
Todos por Elas

Outra iniciativa abraçada pelo ABC é a campanha ‘Todos por Elas’, do TJMS, que busca conscientizar a população sobre a violência de gênero e o combate ao feminícídio. A ideia de incorporar o tema ao Carnaval veio após o registro de 5 feminicídios em 2025, em Mato Grosso do Sul.
Para garantir a segurança dos foliões, 365 policiais militares serão remanejados para a Esplanada Ferroviária, enquanto outras guarnições ficarão responsáveis por realizar rondas nos arredores. Na entrada do local, todos os foliões serão revistados e qualquer material que possa passar por arma branca (como garrafa de vidro e canivetes) serão descartadas.
Conforme o Coronel Almeida, responsável pela segurança durante o Carnaval, “em 2024 não houve ocorrências no Carnaval da Esplanada. A expectativa é que a festividade de 2025 siga a mesma linha”.
Curtir, mas com responsabilidade
Assim como em anos anteriores, os organizadores do Carnaval de rua enfatizam a necessidade de os foliões prezarem por toda a estrutura que abriga o Carnaval, tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Conforme João Henrique dos Santos, superintendente do Iphan, o Instituto apoia fortemente o Carnaval na Esplanada, que é uma junção dos patrimônios material e imaterial de Campo Grande. Isso reforça a importância das pessoas ocuparem os locais históricos.
“Precisamos alertar as pessoas que ali há 135 imóveis e a maioria são particulares, com moradores. Por isso, pedimos que as pessoas tenham consciência e cuidado com o espaço”, afirma.
Confira o cronograma do Carnaval na Esplanada
- sexta-feira (28) – 15h: Farafolia; Só Love e Bloco Reggae;
- sábado (1°) – 15h: Cordão Valu e Ipá Lelê;
- domingo (2) – 15h: Capivara Blasé;
- segunda (3) – 15h: Capivara Blasé;
- terça (4) – 15h às 17h: Valuzinho (programação infantil) / bloco Nada sobre Nós Sem Nós (no Horto Florestal)
A Esplanada Ferroviária fica na Av. Calógeras, 3143 – Centro. Lembrando que em 2025, os acessos a Esplanada só serão possíveis por meio dos seguintes endereços: Antônio Maria Coelho, Calógeras e Mato Grosso.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!