Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com foco na cidadania, MS abre inscrições para curso que propõe atuação policial mais humanizada

O curso busca promover um novo modo de atuação policial baseado na cidadania e na aproximação com a sociedade
Lethycia Anjos -
Policiamento ganha reforço no Carnaval
Policiamento em Campo Grande (Divulgação, PPMS)

Em edital publicado no DOE (Diário Oficial do Estado) desta segunda-feira (14), a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e ) abriu vagas para um curso de pós-graduação em polícia comunitária, cidadania e estado contemporâneo. Intitulada, ‘novo paradigma de atuação policial da proteção à sociedade’, a formação destina-se a policiais, bombeiros e demais agentes de segurança pública. Ao todo, são ofertadas 60 vagas.

O objetivo do curso é capacitar os profissionais da segurança pública em temas como policiamento comunitário, , mediação de conflitos e gestão pública. Além disso, a formação pretende promover um novo paradigma de atuação policial baseado na cidadania e na aproximação com a sociedade.

Conforme o edital, o curso terá carga horária de 360 horas-aula distribuídas ao longo de 18 meses. As aulas ocorrem em formato híbrido, com uma aula presencial e duas online por mês. As presenciais ocorrerão na Unigran-Capital, em , de acordo com o cronograma de aulas.

Distribuição das vagas

As vagas estão distribuídas entre as seguintes instituições:

  • Polícia Militar de MS (PMMS): 30 vagas
  • Polícia Civil de MS (PCMS): 15 vagas
  • Militar de MS (CBMMS): 5 vagas
  • Coordenadoria-Geral de Perícias (CGP/MS): 5 vagas
  • Sejusp/MS: 5 vagas

Inscrições

Podem se inscrever servidores efetivos ou comissionados dessas instituições que tenham curso superior reconhecido pelo MEC. Contudo, os interessados não podem estar em estágio probatório nem sob penalidade disciplinar e devem assinar termo de compromisso comprometendo-se a concluir o curso — sob pena de ressarcimento dos custos em caso de desistência injustificada.

As inscrições seguem abertas até 31 de julho de 2025, por meio de indicação dos Comandantes, Chefes e Diretores via plataforma oficial do Estado (ems.gov.br), com envio da documentação necessária à CPC (Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária).

A seleção levará em conta a antiguidade e graduação do servidor, variando conforme a instituição. Os candidatos não selecionados formarão uma lista de espera para possível convocação posterior.

Após a definição dos selecionados, os nomes serão encaminhados à Edamp, que confirmará a matrícula. A lista final dos matriculados será publicada no Diário Oficial do Estado.

Fique por dentro das vagas

Está em busca de oportunidades de trabalho ou é concurseiroParticipe do nosso grupo de Empregos & Concursos no Facebook. Atualizações diárias sobre principais concursos e vagas em Campo Grande, Dourados, Aquidauana, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã, Maracaju e demais cidades de MS.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Suspeito de matar Vinicius a golpes de faca foi preso em MS

Foto: Mtcurado/Getty Images

Espanha reforça apoio ao acordo com Mercosul e propõe fundo europeu diante de tarifas dos EUA

Ferido a facadas por ex ciumento está em estado grave na Santa Casa de Campo Grande 

Veículo brasileiro com dois ocupantes é atingido por disparos na Linha Internacional

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

stf

STF ouve testemunhas de três núcleos da trama golpista; entenda como vai ser

Últimas Notícias

Famosos

Caio Castro assume namoro com ex-atriz da Globo; conheça ela

Caio Castro deu uma nova chance ao amor e assumiu o relacionamento com Vitoria Bohn, ex-atriz da TV Globo; saiba que é ela

Emprego e Concurso

Suzano abre inscrições para curso gratuito com pagamento de bolsa-auxílio de R$ 1.400

Interessados no curso podem se inscrever pela internet e presencialmente em dia de atendimento especial

Brasil

Eduardo Bolsonaro deve continuar nos EUA e abrir mão de mandato

Deputado federal afirmou que se retornasse ao Brasil seria "perseguido e preso"

Esportes

VÍDEO: Jogadores vão à arquibancada brigar com a própria torcida no RJ

Atletas partiram pra cima dos torcedores após rebaixamento à terceira divisão do Campeonato Carioca