O número de investigações de suspeita de gripe aviária em andamento no Brasil subiu de 18 para 19. A atualização mais recente da plataforma de síndrome respiratória e nervosa das aves, do Ministério da Agricultura, neste sábado (24), confirmou o novo registro. Todas as investigações estão em andamento, com coleta de amostras e sem resultado laboratorial conclusivo.
Atualmente, duas investigações ocorrem em unidades comerciais: uma em uma granja de pintinhos em Ipumirim (SC) e outra em um abatedouro de aves em Aguiarnópolis (TO). Este caso que elevou o total para 19 envolve uma ave de subsistência, cujos registros agora chegam a 12. Outros cinco casos sob investigação envolvem aves silvestres.
Essas investigações são parte do sistema de defesa agropecuária nacional, em que a notificação de casos suspeitos é obrigatória. A influenza aviária de alta patogenicidade (vírus H5N1) exige notificação imediata ao Serviço Veterinário Oficial (SVO) por parte de produtores rurais, técnicos e demais envolvidos com a criação de animais.
Até o momento, o Brasil registrou um caso confirmado de gripe aviária (H5N1) em granja comercial, localizada em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS). Além disso, o país contabiliza 164 casos em animais silvestres (160 em aves e 4 em leões-marinhos) e 3 focos em produção de subsistência, totalizando 168 ocorrências.
Mato Grosso do Sul em alerta
Em Mato Grosso do Sul, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) abriu investigação para um caso de síndrome respiratória em aves em Jardim, a 235 quilômetros de Campo Grande. Este caso se soma ao já registrado em Angélica na quinta-feira (22), elevando para duas as investigações em andamento no Estado.
As autoridades sanitárias consideram os casos em aves de criação doméstica de subsistência como menos alarmantes, por serem mais comuns. As investigações podem ser encerradas após uma avaliação clínico-epidemiológica por um médico-veterinário oficial. Se consideradas prováveis, as amostras são enviadas para análise laboratorial no laboratório oficial do Mapa em Campinas (SP), onde ocorre o diagnóstico conclusivo.
***
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.