De olho em visitantes, a Prefeitura de Campo Grande vai lançar, neste mês de agosto, um guia de bolso turístico. A ideia surgiu devido ao posicionamento da capital de Mato Grosso do Sul no Corredor Bioceânico de Capricórnio, a Rota Bioceânica, que conecta os oceanos Atlântico e Pacífico, atravessando o Brasil por MS, passando pelo Paraguai e pela Argentina, até chegar ao Chile.
Assim, a Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação de Campo Grande) desenvolveu um aplicativo para smartphones chamado Rota Bioceânica. O guia será lançado durante as comemorações pelos 126 anos da Capital, conforme detalha Rodrigo Lauletta, diretor-executivo da Agetec, em entrevista exclusiva ao Jornal Midiamax.
No aplicativo, moradores e visitantes da Cidade Morena poderão conhecer as cidades da rota e, ainda, conferir agenda cultural, atividades de lazer, atrações diversas, exposições, restaurantes, hotéis, entre outras informações relacionadas ao turismo em Campo Grande.
“A rota vai alavancar a movimentação turística na cidade, e hoje não temos um local específico para concentrar essas informações. Agora, com o aplicativo, as pessoas terão informações muito completas sobre lazer e turismo em Campo Grande, um verdadeiro guia de bolso”, explica Lauletta.
Além da rota, a cidade desempenha papel importante na recepção de visitantes que se destinam a Bonito e ao Pantanal de MS, dois dos principais atrativos turísticos de Mato Grosso do Sul.
“Por isso, o aplicativo vem com essa proposta. Estamos na fase final de desenvolvimento e vamos entregar no aniversário de Campo Grande”, afirma Lauletta ao Jornal Midiamax.
Outras novidades tecnológicas
Além do guia, entre as novidades preparadas pela Agetec, com previsão de lançamento breve, está a criação de uma moeda digital que poderá ser usada pela população de Campo Grande para acessar produtos e serviços de graça.
Inspirada no Bitcoin, a Araracoin ainda não tem data exata de lançamento, mas já está em desenvolvimento na agência. “Seremos precursores nisso. Já patenteamos a ideia, e Campo Grande terá uma moeda digital”, compartilha em primeira mão, ao Jornal Midiamax, o diretor-presidente da Agetec, Leandro Basmage.
Ele explica que as possibilidades de uso da moeda são inúmeras, e elas serão parecidas com um recurso já conhecido no meio digital: o cashback.
Como vai funcionar a moeda
O pagamento de tributos em dia, a utilização de serviços públicos, entre outras atividades, renderão pontos, ou seja, Araracoins, que depois serão convertidos em prêmios.
“Esses pontos vão se transformar em prêmios e serviços gratuitos, como ingresso para assistir a um teatro, para ir ao cinema”, complementa.
Por isso, a Agetec espera que a iniciativa movimente não só o serviço público, mas também o setor privado, que poderá aderir à novidade por meio de parceria com a Prefeitura.
Veja também:
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***