O Hemosul de Campo Grande reforçou o alerta para doação de sangue. Os primeiros dias do inverno registraram baixa procura de doadores. A rede atendeu nesta semana, em média, apenas 55 pessoas.
Conforme o Hemosul, são distribuídos cerca de 8,6 mil hemocomponentes por mês, atendendo tanto hospitais públicos quanto privados, incluindo unidades no interior do Estado.
Logo, o ciclo começa com a doação voluntária — quando o sangue é coletado, passa por exames rigorosos e é fracionado em componentes como hemácias, plaquetas e plasma. Após validação laboratorial, o material é cuidadosamente armazenado e monitorado, até sua liberação para o transporte.
Apesar do esforço do atendimento público, o maior desafio continua sendo a demanda voluntária de doadores. Manter a doação regular de sangue é vital, já que não existe um substituto para o sangue, e sua disponibilidade é essencial em diversas situações.
Como doar
Para doar sangue, é necessário comparecer a uma das unidades de coleta portando documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores entre 16 e 17 anos devem estar acompanhados do pai ou da mãe, ou responsável legal.
A primeira doação é até os 60 anos, é preciso ter 51 kg ou mais e estar bem alimentado e hidratado para realizar a doação.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***