Foi lançado nesta segunda-feira (11), o projeto “Cidade da Juventude – 2025: Campo Grande te chama para o futuro”, no Ginásio do Instituto Mirim, em Campo Grande. Segundo a Prefeitura, nos dias 7, 8 e 9 de novembro, na Vila Morena (altos da Afonso Pena), ocorrerá um centro de experiências, oportunidades e conexões para jovens, com programação gratuita e aberta ao público.
Ainda de acordo com a administração municipal, a iniciativa também envolve instituições de ensino, empresas privadas, cooperativas, organizações sociais e entidades da sociedade civil, com o objetivo de oferecer programação diversificada para formação de jovens campo-grandenses, nas áreas de educação, qualificação profissional, cultura, empreendedorismo, inovação, cidadania e cooperativismo.
“Tem por objetivo três pilares, educação, tecnologia e cultura. Hoje nós temos a inteligência artificial que já está batendo as nossas portas e as empresas já estão se preparando, só que não tem mão de obra da juventude. Nós teremos oito instituições que estarão oferecendo bolsa. Nós precisamos novamente que a juventude volte até aquele desejo de se enquadrar”, disse Paulo Lands, secretário-executivo da Juventude.
A programação contará com praça de alimentação organizada por atléticas universitárias, ambiente de podcast no coreto central para produção de conteúdo e diálogo com especialistas. Durante o lançamento, serão formalizadas parcerias entre a Secretaria Executiva da Juventude – Sejuv – organizadora do evento, as atléticas e a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), ampliando ações de engajamento e iniciativas no campo da educação superior.
“É muito importante para nós, porque nossos custos mensais, para manter todo o esportivo, tudo mais, é muito alto. E esse termo de cooperação é de suma importância, até porque abate muito esse custo e é muito difícil a gente arrecadar, porque querendo ou não é como se fosse uma empresa, só que a gente não tem um giro de caixa, algo assim, dependemos muito dos acasos”, disse Ítalo de Paula, presidente da atlética de Direito da Uniderp.
A solenidade teve a participação da prefeita Adriane Lopes, vice-prefeita Camilla Nascimento, autoridades, lideranças estudantis, empresários, representantes de universidades, instituições parceiras e cooperativas.