Pular para o conteúdo
Cotidiano

Chuvas atrasam maturação em MS, mas China sinaliza boa notícia para produtores de soja

Ministério da Agricultura da China afirmou a possibilidade de substituir as importações de grãos dos EUA por outras origens no mercado internacional
Osvaldo Sato -
(Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)

Em , as recentes precipitações trouxeram um desafio para os produtores de . De acordo com o BMA (Boletim de Monitoramento Agrícola) da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), referente ao período de 1º a 21 de abril, as chuvas ocorridas no Estado atrasaram a maturação das últimas lavouras tardias. Essa condição climática impactou negativamente a qualidade dos grãos colhidos, segundo a instituição.

Entretanto, no cenário econômico, há uma boa notícia para todos os produtores nacionais. Isso porque, em declarações recentes, Yin Ruifeng, afiliado ao Ministério da Agricultura da , sinalizou a possibilidade de substituir as importações de grãos dos Estados Unidos por outras origens no mercado internacional.

A China, maior compradora mundial de soja, já demonstra uma tendência de diversificação de seus fornecedores. A Bloomberg reporta que o país asiático espera receber um volume acima do normal da oleaginosa da América do Sul no segundo trimestre deste ano, com destaque para o , Argentina e Uruguai.

A previsão é de que as remessas desses países ultrapassem as 30 milhões de toneladas entre abril e junho, estabelecendo um recorde para o período.

Suspensão de importações

Apesar da perspectiva positiva de aumento nas exportações brasileiras, a matéria da Bloomberg também aponta para um desafio logístico que impactou algumas indústrias chinesas. A lentidão inicial da colheita no Brasil e as restrições logísticas atrasaram os embarques do país, levando algumas empresas chinesas processadoras de soja a suspenderem suas operações.

Essa situação, conforme relatado no site do centro de informações do Ministério da Agricultura da China, contribuiu para a elevação dos preços do farelo de soja em Dalian, atingindo o patamar mais alto desde dezembro de 2023. Adicionalmente, os estoques de soja importada nos portos chineses registraram uma queda, aproximando-se do nível mais baixo dos últimos cinco anos.

Missão brasileira reforça comércio

Em meio a esse cenário, a missão brasileira na China, liderada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, reforça a estreita relação comercial entre os dois países. Durante encontro com o ministro Zheng Shanjie, da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China, foi destacada a importância do intercâmbio bilateral.

Em 2024, as exportações totais brasileiras para o mercado chinês alcançaram US$ 94,37 bilhões, com a soja figurando como o principal produto, totalizando US$ 31,5 bilhões.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Analistas tributários realizam ato em frente ao Ministério da Fazenda para cobrar negociação salarial

Protesto por reforma agrária na BR-060 completa 10 horas de interdição da rodovia

 Lembrando Dr. Adhemar

Ataque de abelhas deixa pessoas feridas e dois cavalos mortos em evento no RS

Notícias mais lidas agora

Por dez dias, MPMS escapa de processo no Conselhão por inércia no caso JBS

congestionamento na BR-060

PRF orienta retorno e rotas alternativas para evitar congestionamento na BR-060 em Sidrolândia

voluntario linchado por alimentar gatos de rua

Vizinhas lincham voluntário que alimenta animais de rua: ‘melhor remédio é veneno’

Houthis prometem continuar ataques no Mar Vermelho e Arábico após bombardeios dos EUA no Iêmen

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Ministra confirma nova edição do Concurso Nacional Unificado com 3.352 vagas e prova em outubro

Em entrevista coletiva, a ministra Esther Dweck adiantou ainda os órgãos que terão abertura de vagas com preenchimento através do II CPNU

Brasil

Justiça Eleitoral torna Pablo Marçal inelegível pela segunda vez

Marçal foi acusado de uso indevidos das redes sociais, abuso de poder midiático e econômico

Mundo

Ouro fecha em alta antes de dados dos EUA e com foco na guerra comercial

Investidores aguardam dados oficiais dos EUA

Política

Sem aviso, CPI do Consórcio não transmite primeira oitiva online e troca especialistas

Alterações na primeira sessão com depoimentos de especialistas causou 'confusão'