A situação crítica da Rua Luiz Gustavo Ramos de Arruda, entre os bairros Los Angeles e Lajeado, em Campo Grande, tem gerado preocupações entre os moradores. O trecho da via, que liga esses bairros na região sul da cidade, está marcado por buracos e condições precárias do asfalto, o que aumenta o risco de acidentes.
Um leitor do Jornal Midiamax afirmou à reportagem que com frequência acontecem acidentes na via. “Infelizmente muitos acidentes acontecem ali. Já presenciei pessoas caindo, incluindo crianças e idosos. A situação é ainda mais crítica nessa parte, pois é necessário invadir a contramão para conseguir passar. Isso aumenta muito o risco de colisões e outros acidentes”, destacou o morador.
A situação, que também foi registrada em vídeos enviados à redação, preocupa a comunidade local, que pede uma solução urgente para o problema. Diante da gravidade da situação, a reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Campo Grande para obter esclarecimentos sobre a manutenção da via e possíveis soluções.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) respondeu informando que o município tem realizado manutenções frequentes nas ruas, tanto pavimentadas quanto não pavimentadas. No entanto, a Secretaria apontou que a intensidade das chuvas dificulta a execução de serviços de tapa-buraco e patrolamento.
“Temos enfrentado período de chuvas frequentes e concentradas, o que faz com que o solo e o sistema de drenagem não consigam dar vazão a toda a água rapidamente, provocando alagamento e empoçamento”, explicou a nota da prefeitura.
Ainda segundo a Sisep, a execução de patrolamento ou cascalhamento enquanto o solo ainda está encharcado pode gerar outros problemas, como a formação de lama e o deslocamento das pedras de cascalho, o que aumenta o risco de danos para os moradores.
A prefeitura também informou que o tapa-buraco precisa ser realizado com a área seca para garantir a qualidade do serviço, já que se a capa asfáltica não estiver em boas condições, ela pode se soltar rapidamente, fazendo com que os buracos voltem a aparecer.
Em resposta ao questionamento sobre se a rua foi recapeada recentemente, a Sisep não forneceu informações específicas sobre a última intervenção na via, mas garantiu que está monitorando constantemente as condições do asfalto e que continuará com as ações de manutenção conforme as condições climáticas permitirem.
Nota da Prefeitura na íntegra:
“A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) informa que, tanto as ruas pavimentadas quanto as não pavimentadas, recebem manutenção frequente. No entanto, as condições climáticas têm dificultado a execução de serviços de tapa-buraco e patrolamento. Como o município tem enfrentado períodos de chuvas intensas e concentradas, o solo e o sistema de drenagem não conseguem dar vazão à água rapidamente, o que resulta em alagamentos e empoçamentos. A realização de serviços como patrolamento ou cascalhamento com o solo ainda encharcado pode trazer transtornos à população, como a formação de lama e o risco da água e barro invadirem as residências. Em relação ao tapa-buraco, esse serviço necessita que a área esteja seca para que a qualidade do trabalho não seja prejudicada. Caso contrário, a capa asfáltica pode se soltar rapidamente, fazendo com que o problema retorne.”
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.