Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Cenário preocupante’: ONG alerta para risco de incêndios no Pantanal nos próximos meses

Combinação de estresse hídrico, baixa umidade e altas temperaturas aumenta probabilidade de incêndios
Murilo Medeiros -
pantanal incêndio
Incêndio no Pantanal, em 2024. (Henrique Arakaki, Midiamax)

Imagens de satélite mostram que partes do Pantanal sul-mato-grossense estão em situação de estresse hídrico, ou seja, têm menos água do que o necessário para a vegetação. Esta condição, junto à baixa umidade e alta temperatura, aumenta a probabilidade de incêndios, caso o período seco continue nos próximos meses.

As informações foram divulgadas pela ONG (Organização Não Governamental) Ecoa, que atua para preservar o bioma pantaneiro. A organização baseou-se em imagens do satélite Copernicus, desta segunda-feira (14), que mostram estresse hídrico principalmente na porção leste do Pantanal. Assim, a Ecoa alerta órgãos públicos, brigadas comunitárias e proprietários rurais para a necessidade de preparação intensa para prevenir incêndios.

Na imagem abaixo, o vermelho-alaranjado indica que a vegetação apresenta condições de estresse hídrico, enquanto as partes mais escuras, em azul, indicam algum grau de umidade, conforme a Ecoa. “A combinação de estresse hídrico com os fatores de baixa umidade e altas temperaturas, torna-se um cenário preocupante para o Pantanal nos próximos meses”, afirma Fernanda Cano, pesquisadora da instituição.

Imagem de satélite do Pantanal (Foto: divulgação, Ecoa)

Estiagem

Desde o fim do ano passado, chuvas intensas nas sub-bacias do Rio trouxeram a grande parte da planície pantaneira. No entanto, este quadro agora se reverte com a chegada da seca. A estiagem registrada em julho já começa a reduzir os níveis dos rios da Bacia do Paraguai, conforme o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) divulgou nesta quinta-feira (17).

No entanto, vale lembrar que este movimento faz parte do ciclo natural das águas sul-mato-grossenses. O instituto explica que o regime climático do Estado é marcado pelo período chuvoso, entre outubro a abril, e o seco, de maio a setembro. A boa notícia é que chuvas acima da média entre outubro de 2024 e abril de 2025 favoreceram a recuperação dos níveis de água em algumas regiões do Estado.

Os dados de 2024 e 2025 da Sala de Situação do Imasul indicam que os volumes acumulados de precipitação superaram a média histórica em oito de 11 pontos monitorados, sendo:

  • com 1.082,8 mm de chuva – 412,2 mm acima da média do período;
  • Miranda, com um acumulado de 1.034,2 mm, superando em 236,2 mm a média histórica;
  • , na região do rio /Miranda, com 1.091,8 mm – um excedente de 139,1 mm.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Transferências cripto rápidas e privadas

Maioria do STF mantém prisão do ex-jogador Robinho

3ª edição da Corrida dos Poderes tem inscrições abertas nesta sexta

Secretário da Receita: campanha de fake news sobre Pix favoreceu crime organizado

Notícias mais lidas agora

Produtor campo-grandense que atuou com cantores famosos é investigado por ligação com o PCC

Família acredita que criminoso ofereceu doces para sequestrar e estuprar Emanuelly

Campo Grande receberá o Hectares Park & Resort, um dos condomínios mais prestigiados do Brasil

loteria

Ninguém acerta e Mega-Sena pode pagar R$ 8 milhões

Últimas Notícias

Polícia

PRF apreende 703 Kg de maconha na BR-163

O preso disse ter pego o veículo com a droga em Dourados

Conteúdo de Marca

Pagamentos digitais no Brasil 2025

O ecossistema de pagamentos do Brasil entrou em uma nova fase.

Brasil

Defesa de Bolsonaro indica nove advogados para julgamento no STF

O julgamento será realizado pela Primeira Turma da Corte

Polícia

Adolescente é atendida em UPA com corpo incendiado

O caso foi registrado durante a quarta-feira na Depac