Dados da Dimer (Divisão de Mercado e Abastecimento), da CEASA/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul), mostram que, em 2024, permissionários e produtores rurais comercializaram 216 mil toneladas de hortifrutigranjeiros, o que representa um aumento de 3,1% em relação a 2023, quando foram vendidas 210 mil toneladas.
No aspecto financeiro, o valor de mercado dos produtos comercializados na CEASA/MS em 2024 atingiu R$ 850 milhões, um crescimento de 12,16% comparado ao ano anterior. Esse valor é referente à entrada dos produtos na central.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Os números expressivos de abastecimento da CEASA/MS foram impulsionados pela zona rural de Campo Grande e, principalmente, pelos municípios do interior do Estado.
Sidrolândia, que em 2023 ocupava o segundo lugar no ranking de fornecedores, tornou-se o maior fornecedor de hortifrutigranjeiros em 2024, com 6 mil toneladas (6.733.135 kg), representando 23,57% da produção interna. O município destaca-se especialmente no fornecimento de mandioca de mesa, um dos tubérculos mais consumidos no país.
Em segundo lugar está Terenos, líder no fornecimento de ovos, com 6,5 mil toneladas (6.594.725 kg) em 2024. Jaraguari (3.812.526 kg), Campo Grande (2.919.629 kg) e Nova Andradina (1.348.970 kg) completam a lista dos maiores fornecedores de produtos para a CEASA/MS.
Já entre os estados brasileiros, São Paulo se manteve como o maior fornecedor de produtos para a CEASA/MS, com 64 mil toneladas (64.011.903 kg) de frutas, verduras e legumes no ano passado. Em segundo lugar está Minas Gerais, com 32 mil toneladas (32.294.442 kg).
Mato Grosso do Sul, que em 2023 ocupava a quarta posição, subiu para o terceiro lugar no ranking de fornecedores, com 28,5 mil toneladas (28.567.470 kg) comercializadas na CEASA/MS no ano passado, representando 13,17% do total de mercadorias ofertadas.
Para o diretor-presidente da CEASA/MS, Daniel Mamédio, esses números destacam o potencial de Mato Grosso do Sul como produtor de alimentos para o Brasil. Ele ressaltou o aumento no volume de hortifrutigranjeiros comercializados em 2024, especialmente a participação do estado, como um reflexo do empenho dos produtores rurais.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.