A Ceasa-MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) divulgou nesta quinta-feira (30) que iniciou o controle da população de gatos presentes na instituição. Quatro gatas fêmeas e um macho foram capturados para castração na última quarta-feira (29). As vagas para castração são cedidas pela protetora Eneides B. Brandão Barbosa e demais protetoras que atuam na causa animal. Agora, animais estão esperando oportunidades para adoção.
Segundo a unidade de Campo Grande, a iniciativa irá evitar o aumento descontrolado da população felina na instituição. Além disso, a castração favorece benefícios para a saúde dos animais.
O trabalho da captura foi realizado pelo médico veterinário Willians da Costa Rocha, parceiro da Ceasa e atuante na proteção animal. “Ao notarem o surgimento dos animais, os permissionários podem informar à administração para que seja possível agendar a captura com o profissional”.
Abandono é crime
Muitos animais são abandonados nas imediações do Ceasa. A pena para quem for condenado varia de 2 a 5 anos de prisão, além do pagamento de multa e inclusão do nome no registro de antecedente criminal. O abandono de animais é configurado crime previsto na lei 14.064/20.
O que fazer se você flagrar esse tipo de situação? Em caso de abandono ou resgate, ligue para Decat, telefone 67 3325-2567; ou para a PMA, telefone 067 3357-1500. Também é possível registrar uma denúncia online por este link.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.