Nesta terça-feira (8), a CCZ (Coordenadoria de Controle de Zoonoses) confirmou o 9° morcego positivo para o vírus da raiva em Campo Grande. Desta vez, o animal foi encontrado na região do Bairro São Francisco.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Segundo a coordenadoria, tem havido um aumento significativo no número de solicitações de recolhimento desses animais, o que, consequentemente, aumenta também o número de morcegos encontrados que testam positivo para o vírus da raiva.
“É importante ressaltar que não há motivo para alarde. Esta informação é apenas um alerta para que a população tenha ciência de que o vírus da raiva está presente em nosso meio e de que devemos ter o devido cuidado ao nos depararmos com um morcego em situação atípica”, explica a médica-veterinária Maria Aparecida Conche Cunha, da CCZ.
Importante salientar que nem todos os morcegos possuem raiva. Por isso, é importante que a população não extermine animais que estão abrigados durante o dia ou voando à noite em busca de alimento. A espécie é fundamental para a fauna e flora, e seu extermínio configura crime ambiental. Apenas morcegos caídos são animais suspeitos para a raiva.
“Independentemente se foi um gato que caçou, se ele caiu de uma árvore ou de um telhado, a maneira não importa. Um animal caído no chão é considerado um animal suspeito para raiva. A raiva é uma doença fatal e morcegos, mesmo os que se alimentam de frutas, podem estar contaminados e transmiti-la acidentalmente para outros mamíferos, incluindo você e seus animais de estimação”, explica.
Medidas preventivas
A principal medida preventiva é a vacinação de cães e gatos, pois eles podem entrar em contato com morcegos contaminados e transmitir o vírus para humanos.
Em Campo Grande, não existe uma região mais alarmante de casos de morcegos contaminados com raiva, portanto, todos devem estar atentos. Encontrou um morcego caído? Solicite uma equipe da CCZ pelos telefones (67) 3314-5000 ou (67) 2020-1794.
Além disso:
- Não toque em morcegos, vivos ou mortos;
- Em caso de qualquer tipo de contato com morcego, procure imediatamente uma Unidade de Saúde mais próxima.
O CCZ não realiza:
- Captura de morcegos em locais altos;
- Desalojamento;
- Higienização de telhados e outras áreas habitadas.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***