Um cavalo amarrado e abandonado em uma praça na região do Jardim Batistão, em Campo Grande, tem causado indignação e mobilizado os moradores vizinhos.
O animal foi visto desde as 7h da manhã de hoje, preso em uma árvore no cruzamento da Rua Polônia com a Rua Alvilândia, sem nenhum acesso a água.
Comovidos com a situação, os moradores da região se uniram para ajudar o cavalo. Segundo relatos, eles já forneceram ao menos três baldes grandes de água ao animal.
A identidade do proprietário é desconhecida, assim como o motivo do abandono.
Abandono de animais é crime
A reportagem do Jornal Midiamax acionou a Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), questionando se a delegacia tinha conhecimento da situação ou havia recebido denúncias. Além disso, buscou informações sobre quais medidas poderiam ser tomadas.
Até o momento da publicação desta matéria, não houve um retorno. O espaço segue aberto para posicionamentos.
É importante ressaltar que o abandono de um cavalo ou qualquer outro animal é considerado crime no Brasil, conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). O responsável pode ser penalizado com detenção de dois a cinco anos, multa e até mesmo a proibição de ter a guarda de outros animais.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!