Pular para o conteúdo
Cotidiano

Católicos são maioria, mas evangélicos avançam e chegam a 32% em MS

Mulheres de MS são mais religiosas que os homens, em todas as religiões
Priscilla Peres -
Santuário em Campo Grande. (Foto: Alicce Rodrigues)

Dados preliminares do Censo 2022, sobre religiões, mostram características da população de e evidenciam o avanço da igreja evangélica e outras religiões, frente à católica. Os dados do (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) foram divulgados nesta sexta-feira (6).

Ao longo dos anos, a igreja católica tem perdido fiéis, que já foram praticamente 100% do Brasil. Atualmente, 51% da população de Mato Grosso do Sul se diz católica, enquanto 32,5% se reconhece como evangélico. Os dados mostram com clareza a migração dos públicos entre as religiões.

Interessante destacar que o número de no Estado é o 9ª maior entre as 27 unidades da federação. Também tem crescido o número de fiéis de outras religiões, mas espíritas, umbandistas e adeptos ao candomblé não somam 3%.

Mas também é crescente o número de pessoas que não têm religião, não sabem ou não declararam, que atualmente somam 7% da população de Mato Grosso do Sul.

Religião e curiosidades de MS

As mulheres são maioria dos fiéis evangélicos e espíritas e os homens, maioria entre os que não têm religião. Entre católicos e umbandistas ou candomblé, a divisão por gênero é mais igualitária, segundo o IBGE.

Entre os católicos, 38% dos fiéis não têm instrução ou apenas o ensino fundamental incompleto. Dentro desse público, os homens são maioria, sendo 27 mil a mais que as mulheres católicas com pouca instrução.

Ainda entre os católicos, 26% têm ensino médio completo e superior incompleto e a divisão é similar entre os gêneros. Dessa forma, é possível dizer que mais de 60% dos católicos de Mato Grosso do Sul têm pouca escolaridade ou ensino superior incompleto.

As características dos evangélicos de MS é parecida. Segundo o IBGE, 37% dos fiéis não têm instrução ou apenas o ensino fundamental incompleto. As mulheres com pouca instrução são maioria entre os evangélicos do Estado, já os homens evangélicos não são maioria em nenhum nível de instrução.

Sobre os evangélicos de MS, 16% têm ensino superior completo e 16% ensino médio incompleto. Entre os espíritas a situação é parecida, sendo as mulheres maioria em todas as faixas de instrução, mas é a religião com maior percentual de fiéis com ensino superior completo, 47%.

Mais igrejas do que escolas

Em 2024, o IBGE divulgou dados preliminares sobre estabelecimentos religiosos e mostrou que Mato Grosso do Sul tem 8.156 igrejas, o que significa um templo para cada 338 pessoas. Os dados do Censo 2022 mostram que esse número é três vezes maior que o de instituições de ensino no Estado. Para se ter uma ideia, existe uma unidade de ensino para cada 1.041 pessoas.

Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre as coordenadas geográficas do país. Considerando o número de estabelecimentos religiosos por cidade de MS, Santa Rita do Rio Pardo tem o menor número de igrejas por habitantes.

Já em , são apenas 132 pessoas para cada estabelecimento religioso, o que significa uma grande disponibilidade de templos. Em , a densidade de pessoas por estabelecimentos religiosos foi de 424,6 (16ª maior entre os municípios de MS).

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ministério da Saúde investiga dois casos suspeitos de sarampo no Tocantins

prefeita loa 2025 procuradores procuradoria fundo

Servidores da assistência municipal recusam proposta apresentada por Prefeitura

Anvisa suspende a venda de quatro cosméticos que têm a palavra ‘Hemp’ no rótulo

gestão

Conferência Municipal de Políticas para Mulheres acontece nesta quinta-feira em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

Agência Brasil

Veja 3 argumentos de Fux ao votar contra medidas ordenadas a Bolsonaro por Moraes

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

VÍDEO: Pessoas são arrastadas durante passagem de tufão na China

Últimas Notícias

Cotidiano

Vídeo: Fogo em vegetação se espalha e fogo se aproxima de casas em Campo Grande

Incêndio mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros

Brasil

Veja 3 argumentos de Fux ao votar contra medidas ordenadas a Bolsonaro por Moraes

Ministro afirmou que não viu indícios de fuga do ex-presidente e citou sobre medidas cautelares desproporcionais

Polícia

Padaria famosa no Taveirópolis é fechada pela Vigilância Sanitária e pega clientes de surpresa 

Estabelecimento foi lacrado na manhã desta terça-feira (22)

MidiaMAIS

Natal antecipado? Decoração fora de época em shopping desperta curiosidade em campo-grandenses

Luzes e árvores natalinas em pleno mês de julho chamou a atenção de moradores da capital