Pular para o conteúdo
Cotidiano

Casais aproveitam inauguração de novo ônibus da Justiça Itinerante para oficializar união

Após 21 anos, Justiça Itinerante ganhou um novo ônibus que agora conta com rampa de acessibilidade e ar-condicionado moderno
Lethycia Anjos -
Justiça Itinerante
Casal oficializou a união (Helder Carvalho, Midiamax)

Após 21 anos, o (Tribunal de Justiça de ) entregou, na manhã desta terça-feira (29), o novo ônibus da Justiça Itinerante de Campo Grande. A cerimônia aconteceu em frente ao Centro de Saúde São Francisco, no bairro Nova Lima, onde moradores formaram filas logo cedo para garantir atendimento — que inclui de casamentos a divórcios.

Com investimento de R$ 1,3 milhão, o novo veículo substitui o antigo ônibus da unidade, em operação desde 2001. Agora, a Justiça Itinerante passa a contar com duas unidades móveis: uma de 2012 (Unidade I) e a recém-adquirida de 2024 (Unidade II).

Justiça Itinerante
(Helder Carvalho, Midiamax)

Presidente do TJMS, desembargador Dorival Renato Pavan, ressaltou que o novo ônibus da Justiça Itinerante tem como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços do Judiciário, por meio de ações descentralizadas nos bairros de .

“Esse é um serviço que o Tribunal de Justiça oferece à comunidade com o propósito de aproximar o Judiciário do cidadão. Muitas vezes, a pessoa não consegue se deslocar até o centro da cidade para buscar o atendimento de que precisa. Por isso, levamos o ônibus a locais estratégicos, com atendimentos abertos a toda a população”, destacou.

Moderno e mais sustentável, o novo ônibus possui chassi Mercedes, carroceria Mascarello, ar-condicionado eficiente, sistema termoacústico e motor menos poluente, adequado às legislações ambientais. A unidade também conta com rampa de acessibilidade para cadeirantes, garantindo inclusão e conforto aos usuários. Além disso, a estrutura oferece melhores condições de trabalho aos servidores e magistrados que atendem gratuitamente a população das periferias da capital.

Casamentos lideram procura

Justiça Itinerante
Danielle e Pedro (Helder Carvalho, Midiamax)

Entre os atendimentos mais procurados está o casamento, a facilidade em formalizar a união atraiu diversos casais até o ônibus da justiça na manhã desta terça. Juntos há 14 anos, Danielle de Souza, 33 anos, e Pedro Gabriel, 30, estão entre os casais que aproveitaram a presença da Justiça Itinerante para oficializar a união. 

“Vim formalizar minha união. Como moro aqui no bairro, ficou mais fácil de vir”, contou Danielle. O casal tem dois filhos.

Outro casal, Otair e sua companheira, juntos há dois anos, também selaram o compromisso. “Viemos formalizar nossa união diante de Deus. Fiquei sabendo pela minha cunhada e como moro aqui no Nova Lima, decidi vir”, contou.

Justiça mais próxima das famílias

Justiça Itinerante
Triagem (Helder Carvalho, Midiamax)

Juiz titular da 8ª Vara do Juizado Especial – Justiça Itinerante e Comunitária, Cezar Luiz Miozzo, explicou que as duas unidades da Justiça Itinerante atendem, em média, 800 casos por mês. 

“Nossa expectativa é de atender 80 pessoas, entre partes e testemunhas que acompanham os casamentos até às 11h30. Os atendimentos mais procurados são relacionados ao Direito de Família, como divórcios, pensão alimentícia e conversão de união estável em casamento”, destacou.

Há quatro anos, Célia Vieira de Araújo, moradora da Vila Nasser, procurou a justiça itinerante para oficializar seu casamento. Hoje, voltou ao local para testemunhar a união dos amigos.  

“Usei a Justiça Itinerante para me casar, mas hoje vim testemunhar a união de dois amigos muito queridos. Achei o atendimento é rápido e prático”, afirmou.

A solenidade contou com a presença do presidente do TJMS, desembargador Dorival Renato Pavan, do presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais, desembargador Odemilson Roberto Castro Fassa, e do juiz Cezar Luiz Miozzo.

Quando procurar a Justiça Itinerante?

Justiça Itinerante
Ônibus da Justiça Itinerante (Helder Carvalho, Midiamax)

A Justiça Itinerante tem a competência de conciliar, processar e julgar causas cíveis de menor complexidade. Para isso, o valor não pode exceder 40 salários mínimos. O atendimento ocorre por ordem de chegada, mas há prioridade para idosos, gestantes e deficientes e senhas limitadas. Já no primeiro atendimento, as pessoas contam seus problemas ou fazem suas reclamações.

Em seguida, estando ambas as partes presentes, de posse dos documentos necessários, o servidor agendará a audiência de conciliação, que poderá ocorrer no mesmo dia. Após um prazo de 30 dias, o ônibus volta ao local para realizar as sessões de conciliação. No caso das partes não se entenderem e não entrarem em acordo, o processo segue para o foro competente para prosseguimento, sendo que a parte requerente já estará com da instituição (UCDB ou Defensoria Pública) acompanhando o processo em outro juízo. Se as partes se entenderem, as pessoas já saem com a cópia do acordo homologado ou da sentença. 

Serviços

Além disso, a população pode procurar uma das duas unidades do ônibus a Justiça Itinerante para receber orientações sobre ações de alimentos; cobrança; conversão de separação em divórcio; conversão de união estável em casamento; cumprimento de obrigação de fazer; declaratória de inexistência de débito; despejo; devolução de quantia paga; dissolução de união estável; divórcio direto; execução de alimentos; execução de título extrajudicial; execução de título judicial; execução de quantia certa; exoneração de alimentos; guarda; indenização por danos; investigação de paternidade; modificação de guarda; oferecimento de alimentos; reconhecimento de maternidade; reconhecimento de paternidade; reconhecimento de união estável; regulamentação de visitas; reintegração de posse; rescisão contratual; restabelecimento de sociedade conjugal; revisional de alimentos e revisional cláusulas.

Contudo, não são atendidos casos de ações trabalhistas, criminais em geral e contra a União, Estado, Município, Autarquias e Empresas Públicas, falências; que versem sobre direitos previdenciários, das sucessões e de estado (curatela e tutela); sobre falências e documentos em geral, entre outros.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Paralisação Nacional “Breque dos Apps”

“Não mudaram nada”: Um mês após paralisação, iFood anuncia reajuste para motoentregadores

Em novo julgamento, campo-grandense que matou taxista em Portugal mantém versão de legítima defesa

Bissexual, ex-BBB Daniel Lenhardt se converte e avisa: ‘Sexualidade não muda’

Quanto custa um site profissional? Entenda o que influencia no preço final

Notícias mais lidas agora

Justiça nega pedido de despachante e mantém juíza em ação por fraude no Detran-MS

união brasil

União Brasil e Progressistas oficializam federação nesta terça-feira

Dívida de R$ 10 mil motivou assassinato de Sandro na frente da esposa por PM 

Inscrições para vagas remanescentes do Fies acabam hoje

Últimas Notícias

Política

Catan pede aplausos para atuação de Batalhão de Choque em bloqueio do MST

Deputados divergiram sobre atuação dos policiais e discussão acabou com suspensão da sessão na Alems

Polícia

Familiares de deputado morto na fronteira com MS pedem impeachment de procurador-geral

‘Lalo Gome’ morreu durante suposta troca de tiros com a Polícia Nacional em Pedro Juan Caballero

Geral

Detector de IA versus verificador de plágio: qual é a diferença?

Esteja pronto para dDescubra as principais diferenças entre detectores de IA e verificadores de plágio. Saiba como funciona cada ferramenta e por que ambas são essenciais em 2025!

Cotidiano

Pastores de MS lançam Marcha para Jesus com evento no dia 2 de maio

A atração nacional da noite é a dupla Jefferson e Suellen