As cidades de Miranda, Bodoquena, Bonito e Jardim receberam nos últimos dias a Caravana da Castração, do Governo do Estado. Cerca de 1.010 cães e gatos realizaram as cirurgias gratuitas.
A Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção Animal), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), informou que o serviço já recebeu 10,8 mil cadastros para castração. A primeira fase do projeto conta com 5,5 mil vagas.
Nesta segunda (21) e terça-feira (22), a caravana segue o cronograma com atendimentos em Porto Murtinho. “A caravana vai muito além do controle populacional. Estamos prevenindo doenças, reduzindo abandono, controlando a natalidade de forma responsável para evitar animais soltos em áreas urbanas, rurais, rodovias, e cuidando da população ao prevenir zoonoses como leishmaniose e outros agravos”, disse o superintendente da Suprova, Carlos Eduardo Rodrigues.
O serviço é feito com parcerias estruturais entre o Governo do Estado, que viabilizou recursos e estrutura, às prefeituras, que mobilizaram a população, e à equipe técnica especializada.
Cadastro
“A técnica minimamente invasiva facilita o pós-operatório e permite até 150 cirurgias por dia com alta qualidade. A microchipagem, a roupinha, o medicamento, tudo foi pensado para evitar custos ao tutor e garantir suporte integral”.
Em cada município, a Suprova disponibiliza equipe técnica, ônibus adaptado, microchipagem e um CTI móvel, além da contrapartida dos gestores locais com calendários de ações educativas sobre bem-estar animal. Para participar, é necessário realizar o cadastro prévio pelo site www.sigpet.ms.gov.br.

Cronograma
- Porto Murtinho: 21 e 22 de julho (agendamento: 20 de julho)
- Nioaque: 24 e 25 de julho (agendamento: 23 de julho)
- Anastácio: 27 a 30 de julho (agendamento: 26 de julho)
- Aquidauana: 1º a 5 de agosto (agendamento: 31 de julho)
- Ladário: 7 e 8 de agosto (agendamento: 6 de agosto)
- Corumbá: 11 a 20 de agosto (agendamento: 9 e 10 de agosto)
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***